Links de Acesso

Supremo Tribunal dos Estados Unidos dá aval ao "Obamacare"


Yemen Sana'da yemek almak için belgelerini gösteren insanlar
Yemen Sana'da yemek almak için belgelerini gösteren insanlar

Barack Obama ganha batalha legal pelo seguro de saúde.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos validou nesta quinta-feira, 25, a lei sobre o seguro de saúde promovida pelo presidente Barack Obama, conhecida por "Obamacare".

A decisão, de seis juízes contra três, significa que os sete milhões de americanos que se beneficiam com um seguro de saúde através do site do Governo têm direito a uma redução de impostos como os demais contribuintes.

Os opositores do Affordable Care Act, encabeçados pelo Partido Republicano e os lobbies das grandes empresas de seguro, argumentavam que era inconstitucional que o Governo federal subsidiasse o seguro.

"É uma vitória do bom senso e para todas as famílias americanas", declarou Nancy Pelosi, líder da minoria democrata na Câmara de Representantes.

Segundo Pelosi, "já era tempo de os republicanos abandonarem o seu ataque contra o novo sistema de saúde que oferece a milhões e milhões de americanos em todo o país".

Os republicanos, por seu lado, através do senador John Cornyn, disseram que "continuarão a lutar com unhas e dentes para recusar esta lei opressiva (...) porque o Obamacare é um desastre para milhões de famílias americanas, cujos custos com a saúde aumentarm ou perderam os seus seguros".

Por sua vez, o presidente americano garantiu que "a lei funciona, e vai continuar a funcionar". "Não podemos desfazer o que faz parte integrante da América", ressaltou Barack Obama, pedindo a seus adversários republicanos que parem seus ataques.

XS
SM
MD
LG