sábado, 25 outubro, 2014. 10:08 UTC

Notícias / África

Deputados santomenses lutam na Assembleia Nacional por causa da moção de censura

Membros da ADI e do MLSTP/PSD protagonizaram cenas de murros e pontapés e atiraram copos de vidro contra os seus adversários políticos.

A moção de censura contra o governo poderá comprometer as aspirações do Primeiro-ministro do ADI, Patrice Trovoada que acaba de submeter a aprovação do parlamento o orçamento geral do Estado do próximo ano
A moção de censura contra o governo poderá comprometer as aspirações do Primeiro-ministro do ADI, Patrice Trovoada que acaba de submeter a aprovação do parlamento o orçamento geral do Estado do próximo ano

Multimédia

Áudio
Óscar Medeiros
Em São Tomé, uma rixa entre deputados da oposição e do partido no poder obrigou a suspensão da sessão parlamentar de hoje, em resultado da tensão levantada com a moção de censura contra o governo.

A plenária da Assembleia Nacional que tinha sido reunida para entre outros debater e aprovar o orçamento do próximo ano da instituição, acabou suspensa ainda no período prévio da ordem do dia.

Fontes parlamentares disseram que os deputados do partido no poder o partido de Acção Democrática Independente - ADI - impediram um colega do Partido da Convergência Democrática – PCD – a fazer uma declaração política.


Desde então os deputados envolveram-se em discussões com troca de acusações. Na impossibilidade de manter a ordem o presidente da Assembleia Nacional, Evaristo de Carvalho decidiu abandonar o plenário logo depois de ter suspenso  o encontro.

A mesma fonte assegurou que foi a partir daquele momento que deputados do partido de Acção Democrática Independente – ADI – e do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe / Partido Social Democrata - MLSTP/PSD - envolveram-se em luta, aos murros e pontapés. Os deputados atiraram igualmente copos de vidro contra os seus adversários políticos.


De recordar que este incidente acontece dia depois do anúncio pela oposição de uma moção de censura ao governo. Um grupo de deputados dos três partidos da oposição no parlamento acusa o governo de ADI de não cumprir as regras regimentais e convocou para a próxima Terça-feira o debate a aprovação de uma moção de censura.

Tanto o partido ADI que apenas goza de uma maioria relativa no parlamento assim como o próprio governo estão a defender a ida as urnas no caso da moção de censura vir a ser aprovada na próxima semana. No entender da direcção do ADI e do governo,
a única fonte legítima do poder é o sufrágio universal expresso nas urnas, por isso não deve haver receios em organizar eleições antecipadas.

O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: pascoal de carvalho de: Coimbra
27.11.2012 21:55
o que distingue a raça humana das outras, é o facto desta ser racional. os outros seres vivos comunicam-se através de latidos, uivos, etc. agora quando a capacidade racional do homem chega a pancadaria é sinal de que não serve de nada o dom da intelectualidade e passa a vigorar o domínio do exercício da ignorância da colectividade (tanto para quem parte como para aquele que a consente). vergonhoso é quanto basta para descrever.


por: Anónimo
25.11.2012 21:28
eles deviram se partir as cramalheiras , cabecadas, ponta pes , mesmo mordeduras , para q os tais deputados sintam q nao ha pao para malucos .

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 24 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
24.10.2014 18:05
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos