quinta-feira, 17 abril, 2014. 18:48 UTC

Notícias / África

África do Sul: Zuma promete "mudanças significativas"

Zuma dirigia-se a mais de 4 mil delegados do ANC reunidos no congresso do partido.

Tamanho das letras - +
Redacção VOA
O presidente sul-africano, Jacob  Zuma, afirmou que o partido no poder, o ANC, é capaz de liderar a maior economia do continente prometendo que mudanças económicas significativas vão verificar-se em breve.

Zuma dirigia-se a mais de 4 mil delegados do ANC reunidos no congresso do partido a decorrer em Bloemfontein no centro do país e durante o qual será escolhida a liderança do partido para os próximos 5 anos.

O líder sul-africano defendeu com veemência o seu muito criticado mandato dizendo que depois de garantir a sua segurança a África do Sul estava agora empenhada em conseguir “liberdade socioeconómica significativa”.

A liderança de Zuma tem sido marcada por uma série de escândalos e tem sido alvo de duras críticas acerca do modo como tem lidado com as questões económicas. Muitos milhões de sul-africanos negros permanecem na pobreza 18 anos depois da chegada do ANC ao poder.

O vice-presidente Kgalema Motlanthe é o principal adversário de Zuma no controlo do partido. Quem conseguir a liderança do ANC será certamente o próximo presidente da África do Sul visto que aquele partido continua a deter a maioria absoluta.

A África do Sul tem visto o seu crédito desclassificado pelas agências internacionais de notação financeira devido à elevada taxa de desemprego e por causa da taxa de crescimento mais baixa dos últimos 3 anos.

O sector mineiro de importância vital para o país tem entretanto registado confrontos laborais violentos incluindo a morte de 34 mineiros pela polícia em Agosto passado.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 17 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
17.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos