sábado, 19 abril, 2014. 04:23 UTC

Notícias / Mundo

Jacob Zuma re-eleito líder do ANC

Recondução do presidente sul-africano na liderança do partido no poder abre as vias para a sua re-eleção presidencial em 2014

Re-eleito presidente do Congresso Nacional Africano,Jacob Zuma (à direita) e o recém-nomeado vice-presidente Cyril Ramaphosa
Re-eleito presidente do Congresso Nacional Africano,Jacob Zuma (à direita) e o recém-nomeado vice-presidente Cyril Ramaphosa

Multimédia

Áudio
Tamanho das letras - +
Redacção VOA
O populista e as vezes criticado presidente sul-africano foi reeleito na liderança do partido no poder, o que deixa a indicação de que vai ganhar o segundo mandato presidencial em 2014.
A correspondente da VOA, Anita Powell presentemente em Bloemfontein, no Estado Kivre do Orange disse que os delegados do ANC votaram esmagadoramente a favor de Jacob Zuma por mais 5 anos.

 Os apoiantes do presidente Jacob Zuma dançavam hoje pelo caminho que ia dar ao encontro do Congresso Nacional Africano no campo universitário do Estado Livre de Orange. A mensagem de apoio estava contida na música...

E a mensagem foi clara.

“Zuma estava a passar por dificuldades”, traduziu um dos delegados. “Ele está aqui.”

Foi a reprimenda musical para o homem que teve a ousadia de desafiar o popular líder: o homem de palavras, o vice-presidente Kgalema Motlanthe.Calmo tal como é descrito, Motlanthe forçou os limites e surpreendeu por completo: ele recusou em concorrer de novo a cargo de vice-presidente.

Cerca de 4 mil votos foram contados entre os dois candidatos.
Montlante ganhou cerca de mil votos. Não foi no entanto claro quantos votos com exactidão obteve o presidente Zuma, o barrulho da multidão sobrepôs-se ao anúncio.

“Camarda Jacob Zuma recebeu dois mil novecentos...

Foram preciso vários minutos para a multidão se acalmar e os responsáveis anunciaram os novos nomeados pelo partido, incluindo o novo vice-presidente Cyril Ramaphosa, um líder do sindicato convertido em homem de negócios.

Merah Mahlase uma militante do ANC da província nortenha do Limpopo disse que está maravilhada. Tal como muitos dos apoiantes de Jacob Zuma ela o chama pelo nome familiar J-Z.

“Penso quue J-Z vai unir o ANC nos próximos 5 anos. C-R vai fazer com que a economia do S-A encontre um bom caminho. Porque ele é bom em economia, e sabe como gerir negócios. Portanto ele vai por África do Sul numa boa situação.”

O congresso do ANC vai continuar por mais dois dias, com discussões sobre os problemas que enfrenta o país.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Mwangolé de: Ngola Kiá Samba
19.12.2012 15:23
Os Sul Africanos precisam cortar o vínculo emocional k os une ao ANC...este serviu no passado. Foi lhes dada a chance de governar o País e é a vergonha k se vê. Mas depois de de 18 anos comecem a pensar o k realmente querem do vosso país...k se transforme noutra calamidade na Àfrica austral????
Espero k a opinão dos delegados k votaram em Zuma, não se reflita na dos restantes sul africanos nas eleiçoões gerais k se aproximam.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos