domingo, 26 abril, 2015. 15:39 UTC

Notícias / África

Somália: Novo presidente é sinal de ruptura com passado

Hassan Sheikh Mohamud deverá nomear o primeiro-ministro cessante como chefe do novo executivo - diz analista político e escritor Faysal Roble

Presidente somali Hassan Sheikh Mohamud foi eleito esmagodaramente pelos parlamentares
Presidente somali Hassan Sheikh Mohamud foi eleito esmagodaramente pelos parlamentares

Multimédia

Áudio
James Butty
O escritor e analista político somali, Faysal Abdi Roble disse que a eleição ontem de um desconhecido candidato como o próximo presidente da Somália é uma clara mensagem que os somalis desejam por fim a um passado de governos corruptos e dominados por clãs, para uma linderança mais efectiva...

O parlamento da Somália elegeu ontem Hassan Sheikh Mohamud numas eleições em que o candidato e presidente cessante Sheikh Sharif Sheikh Ahmed foi derrotado de forma esmagadora.

O escritor e analista político Faysal Abdi Roble diz que o próximo desafio do novo presidente é nomear um novo primeiro-ministro. Roble aidantou que as eleições de ontem foram um mandato para mostrar que a Somália está pronta para seguir em frente libertando-se do passado.

Para esse intelectual somali estas eleições representam um forte mandato que o recém constituido parlamento somali enviou para alguns políticos, que estavam envolvidos nessas eleições, e quer dizer, que quiseram divorciar-se de um passado marcado de acusações de corrupção e má administração e da desarticulação entre toda a liderança.

Faysal Abdi Roble realça que esse desejo de fazer avançar a Somália abandonando o passado, foi também reflectido pela larga vantagem com que o presidente eleito Mohamud derrotu o seu adversário Ahmed.

Diz ele que Ahmed enquanto presidente cessante, era um formidável candidato, e que nos últimos dois dias alinhou-se com com o recentemente derrotado presidente do parlamento. E pareceu que outros candidato que estavam na competição teriam instruído os seus apoiantes a não apoiarem Sheikh Ahmed, mas fim Sheikh Hassan, que acabou eleito como o novo presidente.”

O analista político afirmou que o novo presidente é um antigo membro da diáspora somali e activista cívico. Alguém que combina o seu passado da diáspora em termos de educação, com a trajetória que tem feito entre os somalis durante os 20 ultimos anos, um atributo que muitos outros não dispõem.

Faysal Abdi Roble concluiu dizendo que o proximo desafio do novo presidente vai ser a nomeação de um novo primeiro-ministro. Ele poderá escolher o primeiro-ministro cessante por causa do seu reconhecido trabalho no Governo Federal de Transição.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos