Links de Acesso

Site considera JES o quarto pior líder africano


José Eduardo Dos Santos
José Eduardo Dos Santos

A lista é liderada pelo pelo Presidente sudanês Omar Al-Bashir.

O site Answer Africa, especializado em temas africanos, considera o Presidente angolano José Eduardo dos Santos o quarto pior presidente do continente em 2015.

A lista é liderada pelo Presidente sudanês Omar Al-Bashir, que tem um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional, seguido do rei da Suazilândia Mswati III e o Presidente zimbabueano Robert Mugabe.

Segundo a fonte, José Eduardo dos Santos “sempre governou como se (o país) se tratasse do seu investimento financeiro pessoal e privado”, além de possuir “um ultrajante registo na área dos direitos humanos”.

Apesar de Angola ser o segundo maior produtor de petróleo da África subsariana e o sétimo maior fornecedor dos Estados Unidos e o quarto produtor mundial de diamantes, o Answer Africa lembra que 68 por cento da população vive abaixo do limiar da pobreza e a esperança de vida é de apenas 41 anos.

“A maior parte das escolas possui estruturas destruídas e há um profundo défice de professores qualificados”, revela o site, que responsabiliza o Governo de José Eduardo dos Santos de silenciar a imprensa e prender jornalistas que tentam desvendar detalhes sobre os acordos financeiros.

A avaliação de Santos termina dizendo que “a filha do Presidente, Isabel dos Santos, é a mulher mais rica de Angola e de todo continente africano”.

Os restantes “piores” líderes são Teodoro Obiang (Guiné-Equatorial), Allassane Ouattara (Costa do Marfim), Jacob Zuma (África do Sul), John Dramani (Gana) e Uhuru Kenyatta (Quénia).

XS
SM
MD
LG