Links de Acesso

SIDA no Cunene causa apreensão


Taxa de adesão ao tratamento é superior a 80 por cento.

Os níveis de infecção de VIH/SIDA em Angola continuam a ser baixos.

As estimativas da ONU feitas em 2013 indicaram que na idade entre os 15 e 49 anos cerca de 2,5 por cento da população está infectada com o vírus ou tèm a doença. Essa percentagem pode ir até 3,2 por cento, não considerada alta quando outros países de Africa Austral como África do Sul ou Moçambique.

Uma das províncias mais afectadas, contudo, é o Cunene onde os níveis de sero prevalência por VIH/SIDA são altos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:30 0:00
Faça o Download

Segundo dados oficiais, 20.675 casos positivos é o número de portadores da doença das 277.202 pessoas testadas até ao momento. Deste número destacam-se 5.464 mulheres grávidas e 862 crianças.

A doença preocupa alguns habitantes na zona fronteiriça da Santa Clara que disseram à VOA estarem preocupados com o numero de casos, principalmente em Santa Clara.

As autoridades sanitárias do Cunene reconhecem por um lado que os números de casos de VIH/SIDA são preocupantes, mas admitem melhorias no aumento dos serviços disponíveis para os doentes.

O chefe do departamento provincial de saúde pública Félix Belarmino realça a diminuição das taxas de abandono ao tratamento.

“A gente vai muito por aqueles que conseguem aderir ao tratamento e aí estamos nos 80 e tal por cento que aderem ao tratamento, quer dizer que a nossa taxa de abandono está a baixar cada vez mais porque estamos a levar as unidades com tratamento mais próximo das populações”, acrescentou aquele responsável.

Assinala-se hoje, 1 de Dezembro, o Dia Internacional de Luta contra o SIDA.

XS
SM
MD
LG