terça-feira, 21 outubro, 2014. 15:09 UTC

Notícias / África

Novo primeiro-ministro de São Tomé promete estabilidade

Gabriel da Costa, primeiro ministro de São Tomé
Gabriel da Costa, primeiro ministro de São Tomé
Óscar Medeiros
O novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe prometeu hoje manter uma cooperação institucional com o presidente e com o parlamento para garantir a estabilidade e a unidade necessárias para se ultrapassar a crise no país.




Contudo a cerimónia de tomada de posse foi boicotada pelos parlamentares do Acção Democrática Independente ADI que controlava o anterior governo e que caiu depois de um voto de não confiança no parlamento. A ADI disse não reconhecer o novo governo.

O novo chefe do governo, Gabriel da Costa, defendeu o novo governo que ter saído de uma maioria parlamentar inequívoca que terá como uma das suas tarefas tranquilizar o cidadão perante o pânico causado pelas ameaças proferidas durante a crise".

Pra Gabriel da Costa o novo governo é também "um sinal de tranquilidade perante os empresários, para os trabalhadores, para os investidores nacionais e estrangeiros de que não haverá caos".

"A vocação para o diálogo será uma constante na nossa actuação, com a humildade de quem conhece a complexidade da tarefa que tem pela frente, de quem sabe serem escassos os recursos disponíveis perante crise que assola o mundo e flagela as economias vulneráveis como a nossa", sublinhou.

O novo primeiro ministro repetiu acusações anteriormente feitas pelo Presidente Pinto da Costa de que a crise governamental tinha sido artificialmente engendrada, apenas com o propósito de provocar eleições legislativas antecipadas".

Para além de boicotar a cerimónia a ADI emtiu um comunicado  afirmando não reconhecer o novo governo  que disse ter sido forjado na Assembleia Nacional e no palácio presidencial".

No seu discurso de tomada de posse o novo primeiro ministro sublinhou a sua intensão de aprofundar as relações com Angola.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 20 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
20.10.2014 19:05
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos