Links de Acesso

Samakuva exige que José Eduardo dos Santos apresente contas ao povo


Isaías Samakuva
Isaías Samakuva

Samakuva pediu que o Executivo seja mais transparente em relação ao dinheiro do erário público, referindo-se à ausência de prestação de contas por parte do chefe do Executivo.

O presidente da Unita teceu duras críticas ao Executivo de Angola ao denunciar a falta de transparência na gestão do dinheiro público e pediu a população angolana que ponha este Governo na rua por incompetência.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00
Faça o Download

Isaias Samakuva, que falava numa conferencia de imprensa para fazer o balanço das visitas realizadas às províncias do Cuanza Sul e do Bengo, concluiu que o Governo de José Eduardo dos Santos demitiu-se completamente das suas funções.

Samakuva pediu que o Executivo seja mais transparente em relação ao dinheiro do erário publico, referindo-se à ausência de prestação de contas por parte do chefe do Executivo José Eduardo dos Santos.

"Ao país, o senhor Presidente não apresenta contas sobre os empréstimos que faz, não diz quanto gasta para a sua instituição, nem pede parecer prévio ao Tribunal de Contas para os contratos que subscreve, tem que haver transparência na gestão da coisa pública, quantos montantes de dólares já foram gastos? Não há explicações nem justificação nenhuma", diz Samakuva.

Na ocasião, o líder do partido do Galo Negro trouxe à baila o escândalo que envolveu Angola e o Banco Espírito Santos em Portugal, como exemplo do que diz: "Segundo informações do Banco Espírito Santo tornada publica, Angola já prestou garantia soberana ao BESA num valor superior a 5 bilhões de dólares para o Estado pagar o crédito mal parado de certos mutuários, é evidente a forma como a banca angolana é utilizada para operações de branqueamento de capitais subtraídos do erário publico, o escândalo recente do BESA é o exemplo vivo deste fenómeno que vamos denunciando há décadas".

Para a UNITA há muito que o Executivo eximiu-se das suas obrigações para com o país, por isso considera que “este Governo não serve e deve ser posto fora para ir descansar, na devida altura, nas eleições, para vir outro governo que consiga resolver estes problemas que são simples mas muito importantes para a vida do nosso país"

XS
SM
MD
LG