sexta-feira, 24 outubro, 2014. 11:15 UTC

Notícias / África

O Procurador Gerrie Nel recomendou ao tribunal que não autorize a libertação de Pistorius

Existem duas versões do que terá acontecido na residência de Óscar Pistorius

Óscar Pistorius
Óscar Pistorius
O atleta paralímpico Óscar Pistorius enfrentou um segundo dia de argumentos ainda antes do julgamento por assassinato da sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp.

Existem duas versões do que terá acontecido às primeiras horas do dia 14 do corrente na residência de Óscar Pistorius, em Pretoria.

Em ambas as versões – a da acusação e a da defesa – Pistorius matou a tiro Reeva Steenkamp.


Na versão de Pistorius, o atleta bi-amputado ouviu barulho, numa África do Sul onde as invasões violentas das residências não são fora do comum, Pistorius pegou na sua arma, ouviu um barulho na casa de banho e disparou sem acender a luz.

Tendo regressado ao quarto só quando viu a cama vazia é que lhe terá ocorrido que poderia ter disparado sobre Reeva Steenkamp.

Esta versão dos acontecimentos contrasta com a da acusação, que alega que os dados do caso apontam claramente para homicídio premeditado: o atleta teria colocado as próteses e andado sete metros antes de disparar quatro vezes contra a porta da casa de banho onde se encontrava a namorada.

O Procurador Gerrie Nel recomendou ao tribunal que não autorize a libertação de Pistorius mediante o pagamento de caução, pois ele poderá fugir do país e a sua posterior extradição ser muito difícil.

A equipa de defesa de Pistorius tentou contrapor à versão da polícia apresentando testemunhos de amigos que apresentaram um casal que se tinha enamorado um mês após o primeiro encontro.

Este caso tem atraído as atenções mundiais. O desporto é uma obsessão na África do Sul, e durante os últimos jogos olímpicos – durante os quais Pistorius foi o primeiro atleta bi-amputado a concorrer – o corredor tornou-se num poderoso emblema da nação.

No exterior do edifício do tribunal, elementos da Liga das Mulheres protestaram contra a libertação de Pistorius e a violência contra as mulheres.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 23 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
23.10.2014 18:54
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Mais Vídeos