quinta-feira, 17 abril, 2014. 06:56 UTC

Notícias / Moçambique

Renamo acusa policia de planear ataque contra a sua delegação em Nampula

Policia poderá intervir para repor a tranquilidade pública

Edifício da delegação da Renamo em Nampula
Edifício da delegação da Renamo em Nampula
Tamanho das letras - +
Faizal Ibramugy
— O Partido Renamo acusou esta manhã as forças policiais de estar a planejar ataques nos próximos dias a sua delegação política província e a residência de Afonso Dhlakama, alegadamente a mando do Partido Frelimo.

A acusação foi transmitida aos órgãos de comunicação social pelo Chefe de Mobilização da Renamo em Nampula, Luis Fernando Mussa.


Mussa disse que desde semana passada os dois locais alvos, encontram-se sob forte vigilância da polícia a paisana que alegadamente foi accionada para motorizar a situação.

A fonte disse que para além de ter o controlo da residência do líder da oposição e a delegação provincial da perdiz, a Força de Intervenção Rápida (FIR), encontra-se igualmente a vigiar as delegações distritais da Renamo.

“A Renamo repudia esta má intenção e atitude da Frelimo. É bom que desista deste plano, porque se não, terá uma resposta mais dura e picante, já mais vista” disse a fonte para depois advertir, “não vamos tolerar. Pensar que o Presidente está na Gorongosa e aproveitar Nampula é escrever na água”.

Para Fernando Mussa, “todas as forças vivas da Renamo”, encontram-se preparadas para dar resposta a qualquer eventualidade. “A resposta desta provocação virá de todo lado. Estamos a espera a qualquer segundo, a decisão de mais alto nível a partir da Gorongosa”, disse a fonte explicando que para o efeito, os membros da Renamo vão usar todo o tipo de forças e meios ao alcance do homem para salvaguardar a imagem da democracia.

Entretanto, a polícia não aceita e nem desmente que haja algum plano dentro da corporação visando atacar a delegação política da Renamo, incluindo a residência do seu  líder na rua das Flores.

“Estamos habituados a confrontação política. A polícia distancia-se de qualquer pronunciamento político, porque somos uma força apartidária. Qualquer pronunciamento político é melhor que seja feito no fórum político” disse o porta-voz da polícia em Nampula, Inácio João Dina.

Aquele porta-voz referiu porém que “ em relação a possível alteração da ordem pública que por excelência é alçada da polícia, naturalmente que a polícia ”.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 16 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
16.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos