Links de Acesso

Renamo pode rever projecto das autarquias provinciais, diz imprensa moçambicana


Catedral Beira Moçambique
Catedral Beira Moçambique

"O País", diz que o Conselho Nacional da Renamo, reunido na cidade da Beira, analisou esta questão

Em Moçambique, a Renamo estaria a pensar reformular o seu projecto de autarquias provinciais para submete-lo a debate público e, posteriormente, voltar a apresentá-lo à Assembleia da República.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:29 0:00
Faça o Download

Uma notícia publicada na edição desta quinta-feira, 11, do jornal "O País", diz que o Conselho Nacional da Renamo, reunido na cidade da Beira, analisou esta questão, uma das mais importantes deste encontro.

Refira-se que há cerca de dois meses, a Assembleia da República havia chumbado a proposta da Renamo, considerando-a inconstitucional. Vários outros sectores da sociedade moçambicana não se pronunciaram a favor do documento.

O diário "O País" diz que o porta-voz do Conselho Nacional da Renamo, José Manteigas, não confirma nem desmente a pretensão do seu Partido de recuperar o projecto para a criação de autarquias nas provinciais onde obteve o maior número de votos nas eleições do ano passado.

Para o analista Eduardo Conzo, isto significa que a linguagem das armas vai ser substituída pelo diálogo.

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, admitiu, recentemente, a possibilidade de o parlamento voltar a apreciar uma eventual proposta da Renamo, reformulada e bem fundamentada.

O analista Jorge Dick, diz que dada a pressão que a sociedade tem vindo a exercer no sentido de se ultrapassar a presente situação de tensão política que se vive no país, o parlamento voltará a debater o projecto da Renamo.

Mas o presidente do Parlamento Juvenil, Salomão Muchanga acha que o debate não deve ser feito apenas ao nível da Assembleia da República, é preciso alargá-lo a outras forças vivas da sociedade moçambicana.

XS
SM
MD
LG