Links de Acesso

Relações entre Estados Unidos e Irão tendem a melhorar


O Secretário de Estado John Kerry, e o Ministro Javid Zariff
O Secretário de Estado John Kerry, e o Ministro Javid Zariff

John Kerry encontrou-se com homólogo iraniano na residência do embaixador de Teerão em Nova Iorque.

O secretário de Estado americano John Kerry encontrou-se ontem, 27, com o ministro das Relações Exteriores do Irão Javid Zariff na residência do embaixador iraniano em Nova Iorque, no que foi considerado um sinal de melhoria das relações entre os dois países. O Irão, no entanto, reiterou o seu direito de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:46 0:00
Faça o Download

John Kerry foi à residência do embaixador iraniano em Nova York, lugar que, segundo o protocolo diplomático, é considerado território iraniano.

O Irão e os Estados Unidos cortaram as relações diplomáticas em 1979 e apenas recentemente as duas nações voltaram a negociar, em função do programa nuclear iraniano.

Um acordo prévio que limita o programa nuclear iraniano, foi assinado a 2 de Abril na Suíça entre as seis maiores potências do mundo e o Irão. As partes esperam alcançar um acordo final em 30 de junho.

Os dois diplomatas estão em Nova York para participar na conferência anual do Tratado de Não Proliferação Nuclear. O secretário de Estado americano John Kerry mostrou-se animado com o progresso nas conversas nucleares com o Irão.

“Eu quero que vocês saibam que o trabalho está longe de acabar e alguns problemas importantes continuam sem resolução. Mas nós realmente estamos mais perto do que nunca do acordo satisfatório e compressível que procuramos. Se nós o assinarmos, o mundo ficará mais seguro”, disse Kerry.

Ao falar em nome das 120 nações que fazem parte do Movimento dos Não Alinhados, que o Irão preside actualmente, o ministro Javid Zariff disse que os Estados do grupo têm o direito de desenvolverem energia nuclear.

“As escolhas e decisões de cada país a respeito dos usos práticos e pacíficos da energia nuclear devem ser respeitados” reiterou Zariff.

Antes do encontro, o secretário de Estado John Kerry afirmou a repórteres que ele iria abordar também sobre o conflito no Iémen com o ministro Zariff, por causa do apoio do Irão aos rebeldes Houthis.

A reunião privada na residência do embaixador do Irão em Nova Iorque durou cerca de uma hora.

XS
SM
MD
LG