Links de Acesso

Recuperação do metical vai ser difícil, reconhece Banco de Moçambique


Metical, moeda de Moçambique
Metical, moeda de Moçambique

Em 2015 a economia moçambicana enfrentou uma conjuntura adversa, com uma elevada flutuação da taxa de câmbio da moeda nacional

O Banco de Moçambique reconheceu que vai ser difícil, nos próximos tempos, voltar a cotar a moeda nacional a 30 meticais por dólar, como estava no início de 2014 e diz que a depreciação da moeda nacional tem alguma relação com a actual tensão política.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:29 0:00
Faça o Download

Em 2015 a economia moçambicana enfrentou uma conjuntura adversa, com uma elevada flutuação da taxa de cambio da moeda nacional, que chegou a ser cotada em cerca de 65 meticais por dólar norte-americano.

O administrador do Banco de Moçambique, Valdemar de Sousa, diz que isso obrigou a que se fizesse um esforço concertado com o sistema bancário e outras autoridades de gestão macroeconómica, ao ponto de se terminar o ano de 2015 com o metical a ser cotado nos 45 meticais contra um dólar.

Mas mesmo assim, isso ainda se revela alto, porque pode provocar outros impactos de curto e médio prazos noutras áreas de actividade económica e outros indicadores macroeconómicos.

Valdemar de Sousa, que é também porta-voz do Banco de Moçambique, diz que apesar do esforço que está a ser feito, vai ser difícil, pelo menos nos próximos tempos, voltar a cotar a moeda nacional a 30 meticais.

Aquele administrador esclareceu que o Banco de Moçambique está a empreender esforços para consolidar a estabilidade macroeconómica, com um nível de inflação controlado e com menor volatilidade da taxa de câmbio do metical.

"Há um conjunto de medidas de política não só do Banco de Moçambique mas também de outras instituições de gestão macroeconómica, cujos resultados começam a fazer-se sentir", destacou Valdemar de Sousa, acrescentando que essas medidas visam trazer instrumentos de regulação da liquidez em moeda nacional e nivelar "um pouco" a elevada procura por moeda.

Valdemar de Sousa, que falava à margem de um encontro destinado a análise da situação referente às reservas externas do Banco de Moçambique.

XS
SM
MD
LG