Links de Acesso

Programa de amamentação de bébés tenta combater má-nutrição em Kwanza Sul


A iniciativa visa levar as mães a se consciencializarem que a amamentação maternal é o melhor método para a saúde dos bebés.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:18 0:00
Faça o Download


A degradação das vias de acesso às comunidades rurais, a falta de água potável, o deficiente saneamento básico e a quase ausência dos principais produtos básicos são apontadas como causas da notória má nutrição em crianças na província angolana de Kwanza Sul.

As autoridades sanitárias locais não falam em números de mortes por mês por má nutrição, mas a VOA sabe, de fontes seguras, que as regiões de Mussende, Kibala, Libolo, Cela, Cassongue e Kilenda registam números elevados de crianças desnutridas ,sobretudo nas áreas mais distantes das sedes municipais.

No âmbito do programa do aleitamento materno, o Ministério da Saúde na província formou mais de 1.500 técnicos para trabalharem junto das autoridades dos 12 municípios na identificação e sensibilização de famílias sobre os cuidados a ter com a má nutrição.

A iniciativa visa levar as mães a se consciencializarem que a amamentação maternal é o melhor método para a saúde dos bebés.

Baptista Lopes, supervisor de nutrição do departamento provincial da saúde pública e controlo de endemias, disse que “as nossas mães devem continuar a amamentar seus bebés porque o aleitamento é exclusivo até os seis meses e só depois dos seis meses devem introduzir outros alimentos».

As actividades vão decorrer durante todo mês de Agosto.

Ainda em matéria de saúde, a província do Kuanza Sul registou no primeiro semestre deste ano mais de cento e cinquenta novos casos de lepra.

Segundo a Angop os novos casos foram registados nos municípios da Cela, Cassongue, Seles, Sumbe e Conda.

O responsável pelo departamento de saúde que trata a lepra Antero Carlitos revelou que, no período em referência, 85 pessoas receberam tratamento médico e foram curadas, enquanto três fugiram ao tratamento.

A lepra é uma doença infecciosa provocada pela bactéria micro-baterium-lepra conhecida por Bacilo de Assan e que afecta os nervos e a pele, provocando dores horríveis e danos sobretudo aos membros superiores e inferiores.

XS
SM
MD
LG