Links de Acesso

Presidentes dos Estados Unidos e Irão saudam acordo nuclear


Sanções levantadas e os dois países trocam presos. Mundo está mais seguro, diz Obama. Novo capítulo na história, afirma Rouohani

O presidente Barack Obama disse hoje que os Estados Unidos e mundo estão mais seguros com a implementação do acordo nuclear com o Irão.

Por seu turno O presidente do Irão Hassan Rouhani saudou o fim das sanções internacionais impostas pelas atividades nucleares como o começo de um novo capitulo na historia do irão.

As declarações seguem-se a intensa actividade diplomática em 24 horas que poderão modificar o tipo de relações antagónicas que existiam até agora entre os dois países.

As seis nações envolvidas em negociações com o Irão receberam confirmação da agencia internacional de energia atómica que o irão cumpriu todas as exigências para diminuir a sua capacidade de produzir uma arma nuclear e o presidente Obama assinou um decreto levantado sanções contra o Irão relacionadas com esse programa nuclear.

O Irão libertou cinco americanos que estavam presos no país e os Estados Unidos concordaram em libertar sete iranianos detidos nos Estados Unidos por violação das sanções ao Irão.

Entre os americanos libertados contam-se o jornalista do Washington Post Jason Rezaian, o ex membro dos fuzileiros americanos Amir Mirzaei Hekmati e o pastor evangélico cristão Saeed Abedini.

Os libertados vão ser submetidos a testes médicos na Alemanha.

Na sua declaração hoje o presidente Obama disse que apesar do acordo permanecem ainda profundas diferenças com o irão sobre as suas atividades desestabilizadoras mas disse que o acordo demonstra o que é possível através da diplomacia americana e quando os Estados Unidos lideram.

O acordo, disse o presidente americano, é uma oportunidade única, apelando aos iranianos para estabelecerem novas ligações com o mundo.

O presidente americano disse que os Estados Unidos vão continuar a aplicar sanções contra o irão pelo seu programa de misseis balísticos.

XS
SM
MD
LG