Links de Acesso

PR e Parlamento com leituras diferentes sobre a situação na Guiné-Bissau


Parlamento guineense
Parlamento guineense

José Mário Vaz lamenta sessão do Parlamento e deputados do PAICG aprovam Programa do Governo.

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, lamentou nesta quinta-feira, em comunicado, que o Parlamento se reúna enquanto decorrem encontros para resolver a crise ali instalada.

Mas ao mesmo tempo que emitia o comunicado, a Assembleia Nacional Popular aprovava o Programa do Governo com votos do PAICG, do Partido da Convergência Democrática e da União para a Mudança.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:52 0:00
Faça o Download

A aprovação do Programa do Executivo de Carlos Correia aconteceu na ausência dos deputados do PRS e do Partido Nova Democracia e num contexto de grande agitação política.

Carlos Correia, Primeiro-ministro falou à imprensa logo após aprovação do seu programa, no Parlamento, que hoje estava sob forte dispositivo de segurança policial.

Mantém-se ainda no ar, suposições para o recurso a decisão do Tribunal Regional de Bissau, que efectivou a perda do mandato dos 15 deputados do PAIGC.

Em comunicado, o Presidente da República, através do seu gabinete de comunicação, revelou a sua estranheza com o facto de o Parlamento ter -se reunido e aprovado o Programa do Governo, enquanto José Mário Vaz está a impulsionar negociações, com vista a ultrapassar a crise.

O Chefe de Estado lembrou que ao longo desta semana tem-se desdobrado em reuniões com diferentes actores políticos e da sociedade, devendo amanhã, reunir-se com líderes religiosos, tradicionais e corpo diplomático, sedeado em Bissau.

XS
SM
MD
LG