Links de Acesso

PR de Cabo Verde veta estatuto dos titulares de cargos políticos


Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Veto responde ao pedido das ruas.

O Presidente de Cabo Verde vetou hoje, 9, a lei do estatuto dos titulares dos cargos públicos aprovada há três semanas por unanimidade pelo Parlamento.

"Entendo que uma maioria significativa de cabo-verdianos sem partido e de vários espectros políticos reclama por uma reapreciação do diploma", disse Jorge Carlos Fonseca numa mensagem à nação transmitida na manhã de hoje.

Fonseca disse ter levado em conta não só a posição de milhares de cabo-verdianos manifestada nas ruas contra o estatuto, mas também a situação actual no país e pede, por isso, uma apreciação mais abrangente e realista de todos os servidores públicos.

A lei foi aprovada por 66 dos 72 deputados cabo-verdianos, com apenas duas abstenções da bancada maioritária e sem qualquer voto contra de nenhum parlamentar do PAICV, no poder, e do MpD e da Ucid, na oposição.

De acordo com a legislação cabo-verdiana, o Parlamento pode aprovar o mesmo texto e enviá-lo outra vez ao Presidente da República que será obrigado a promulgá-lo na íntegra, aceitar as propostas de Jorge Carlos Fonseca e introduzir mudanças ou adiar a sua aprovação.

Observadores na cidade da Praia acreditam que o Parlamento irá adiar a aprovação do estatuto dos titulares de cargos políticos.

Recorde-se que a presidente do PAICV Janira Hoppfer Almada sempre se manifestou contra a lei nos termos em que foi aprovada e o líder do MpD Ulisses Correia e Silva admitiu que o diploma possa sofrer alterações.

XS
SM
MD
LG