Links de Acesso

PIB moçambicano cresce 7.5 por cento comparado com 2013


O Produto Interno Bruto a preços do mercado em Moçambique apresentou no primeiro trimestre de 2014 uma variação positiva de 7,5 por cento quando comparado a igual período de 2013. Este desempenho, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), representa uma aceleração da actividade económica, no trimestre, em 4,3 pontos percentuais.

O desempenho da actividade económica no primeiro trimestre de 2014 é atribuído em primeiro lugar ao sector secundário que cresceu 11,5 por cento, com maior destaque para o ramo da indústria transformadora com um crescimento de 12.5 por cento. O ramo da construção foi o que menos cresceu (6,2 por cento). O sector terciário ocupa a segunda posição com um crescimento de 8por cento, impelido pelo ramo do comércio e serviços de reparação com uma variação positiva de 10,1 por cento.

Segundo o INE, o sector de agricultura, pecuária, caça, silvicultura, actividades relacionadas e pesca teve a maior participação na economia com um peso no PIB de 25,2 por cento, seguido do ramo do comércio e serviços de reparação, com 11,6 por cento.

XS
SM
MD
LG