Links de Acesso

Partido no poder em Cabo Verde inicia congresso sem lista de consenso


Janira Hopffer Almada, presidente do PAICV.
Janira Hopffer Almada, presidente do PAICV.

O congresso que marca o fim da liderança de José Maria Neves poderá ter três listas para os órgãos internos do partido no poder.

O PAICV, partido do poder em Cabo Verde, inicia hoje o seu 15º. congresso, um mês depois de os militantes terem eleito Janira Hopffer Almada como presidente dos “tambarinas”.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:22 0:00
Faça o Download

O congresso que marca o fim de 14 anos de liderança de José Maria Neves, que ganhou três eleições legislativas, é aguardado com muita espectativa depois de a presidente Hoppfer Almada e o segundo candidato mais votado Felisberto Vieira não terem chegado a um entendimento para a criação de uma lista única.

Contudo Vieira fala da necessidade de todos os membros da família PAICV apoiarem a nova presidente Janira Hopffer Almada, já que, conforme avança, o partido deve estar unido e coeso para encarar os próximos desafios eleitorais com determinação e capacidade de vitória.

Felisberto Vieira considera que o PAICV não tem outro caminho, senão criar as bases para a unidade do partido.

Vieira garante que está seriamente empenhado na consolidação da unidade interna do partido, mas afirma que continuará a defender as suas ideias apresentadas aquando da disputa para a liderança do PAICV, por entender que essas ideias são válidas.

A nova presidente Janira Almada defendeu logo após a vitória a necessidade da unidade à volta do projecto do partido e disse contar com todos para os desafios que o PAICV terá pela frente, numa clara alusão às eleições, legislativas, presidenciais e autárquicas de 2016.

Cada parte vai testar a sua força, mas independentemente dos resultados do congresso, o analista politico Pedro Moreira entende que as partes deverão negociar e assumir compromissos para a consolidação do PAICV, já que as próximas eleições na óptica de Moreira, serão muito renhidas.

O congresso do PAICV reúne 499 delegados e termina no domingo, 25.

O presidente cessante José Mária Neves vai ser homenageado durante o congresso.

Refira-se que Janira Hopffer Almada venceu as eleições directas realizadas em Dezembro com 51.25 por cento, Felisberto Vieira ficou no segundo lugar com 40.75 e Cristina Fontes Lima ficou pelos 8 por cento na última posição.

Os três deverão apresentar listas para os órgãos do partido.

XS
SM
MD
LG