Links de Acesso

Oposição angolana protesta contra decisão de presidente em exercício do Parlamento


Joana Lina negou salas para jornadas parlamentares da oposição

Partidos políticos da oposição angolana apresentam um protesto formal à direcção da Assembleia Nacional contra a alegada interdição do uso das salas do edifício ditada pela Presidente em exercício, Joana Lina.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00
Faça o Download

Lina é acusada de ter rejeitado um pedido dos grupos parlamentar da Unita, Casa-CE, PRS e FNLA que pretendiam usar uma das salas do edifíciopara as suas primeiras jornadas parlamentares conjuntas marcadas para a próxima semana.

Joana Lina terá alegado que não podia permitir que os grupos parlamentares da oposição usem as salas por se tratar de uma actividade político-partidária, justificação que os partidos visados consideram “ uma aberração”.

Em alternativa, os organizadores das jornadas foram forçados a alugar um espaço num dos hotéis da capital para a realização do evento.

O chefe adjunto da bancada parlamentar da Unita Adalberto Júnior disse que o grupo vai apresentar uma protesto formal à Assembleia Nacional, dominada pelo partido governamental, por considerar que a proibição resulta do desconhecimento do regimento interno doParlamento .

Não foi possível ouvir a versão da Assembleia Nacional sobre o incidente.

Académicos, políticos e o conhecido Arcebispo Emérito do HuamboDom Francisco Viti estão entre os convidados bem como líderes de partidos políticos da oposição com ou sem assento parlamentar que deverão endereçar mensagens aos organizadores e participantes.

XS
SM
MD
LG