Links de Acesso

ONU renova missão na Guiné-Bissau


Bissau
Bissau

Uniogbis terá mais 12 meses no país e com papel reforçado.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje, 18, em Nova Iorque, a renovação por 12 meses do mandato do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (Uniogbis).

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:33 0:00
Faça o Download

A resolução aprovada acprova as recomendações do último relatório do secretário-geral, divulgado a 19 de Janeiro e que foi apreciado na reunião de 5 de Fevereiro em Nova Iorque. Nessa ocasião, o representante especial do secretário-geral da ONU Miguel Trovoada apresentou também o seu relatório.

A Uniogbis fiu reforçado o seu papel no apoio ao diálogo nacional de reconciliação, prestação de apoio técnico e estratégico às autoridades nacionais e coordenação dos parceiros internacionais.

O texto pede ainda mais apoio internacional para a missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que, até agora, tem vindo a ser financiada pela Nigéria.

Refira-se que o representante das Nações Unidas para a África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas, visita a Guiné-Bissau a partir de amanhã na sua primeira deslocação ao país desde que assumiu funções.

XS
SM
MD
LG