quinta-feira, 23 outubro, 2014. 04:30 UTC

Notícias / Angola

OMS reunida em Luanda discute direitos humanos na saúde

José Van-Dunem, ministro da saúde de Angola reconheceu que a capacidade de cobertura sanitária do seu país ainda não é das melhores

Sida continua a aumentar em AngolaSida continua a aumentar em Angola
x
Sida continua a aumentar em Angola
Sida continua a aumentar em Angola
Manuel José
Problemáticas como VIH e SIDA, doenças crónicas em África e a resposta dos sistemas de saúde a situações de catástrofes naturais, e provocadas, são os grandes temas da sexagésima segunda sessão do comité regional da Organização Mundial da Saúde, para África que decorre em Luanda.

A questão da saúde e direitos humanos pela primeira vez vai ser debatida pelos ministros da saúde dos países africanos presentes no fórum.


“A problemática da saúde e direitos humanos na região africana vai ser abordada pela primeira vez, pelo comité regional” sublinhou o Director regional para África da OMS Luis Gomes Sambo.

A SIDA tem vitimado milhões de cidadãos africanos, daí a pertinência da abordagem do assunto nesta sessão.

Outro mal que afecta os africanos em grande escala, são as doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, cancros e diabetes.

Segundo Luis Sambo é necessário que se ataquem os factores considerados de risco, destas doenças crónicas tais como o excesso no consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e outras drogas, o sedentarismo e o consumo de alimentos nocivos a saúde.

O comité regional da OMS vai sugerir aos países africanos que optem por medidas de saúde preventiva ao invés da curativa.

O anfitrião da sessão Jose Van-Dunem, ministro da saúde de Angola reconheceu que a capacidade de cobertura sanitária do seu país ainda não é das melhores.

Jose Van-Dunem reconheceu que Angola reconhece que a sua capacidade para assegurar a cobertura universal das intervenções e serviços essenciais de saúde precisa ainda de ser aprimorada, para responder a demanda de serviços e ao aumento demográfico da sua população.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Mãe Trabalhadora - trailler do filmei
X
22.10.2014 18:29
O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos