quarta-feira, 02 setembro, 2015. 10:32 UTC

Notícias / Angola

OMS reunida em Luanda discute direitos humanos na saúde

José Van-Dunem, ministro da saúde de Angola reconheceu que a capacidade de cobertura sanitária do seu país ainda não é das melhores

Sida continua a aumentar em AngolaSida continua a aumentar em Angola
x
Sida continua a aumentar em Angola
Sida continua a aumentar em Angola
Manuel José
Problemáticas como VIH e SIDA, doenças crónicas em África e a resposta dos sistemas de saúde a situações de catástrofes naturais, e provocadas, são os grandes temas da sexagésima segunda sessão do comité regional da Organização Mundial da Saúde, para África que decorre em Luanda.

A questão da saúde e direitos humanos pela primeira vez vai ser debatida pelos ministros da saúde dos países africanos presentes no fórum.


“A problemática da saúde e direitos humanos na região africana vai ser abordada pela primeira vez, pelo comité regional” sublinhou o Director regional para África da OMS Luis Gomes Sambo.

A SIDA tem vitimado milhões de cidadãos africanos, daí a pertinência da abordagem do assunto nesta sessão.

Outro mal que afecta os africanos em grande escala, são as doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, cancros e diabetes.

Segundo Luis Sambo é necessário que se ataquem os factores considerados de risco, destas doenças crónicas tais como o excesso no consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e outras drogas, o sedentarismo e o consumo de alimentos nocivos a saúde.

O comité regional da OMS vai sugerir aos países africanos que optem por medidas de saúde preventiva ao invés da curativa.

O anfitrião da sessão Jose Van-Dunem, ministro da saúde de Angola reconheceu que a capacidade de cobertura sanitária do seu país ainda não é das melhores.

Jose Van-Dunem reconheceu que Angola reconhece que a sua capacidade para assegurar a cobertura universal das intervenções e serviços essenciais de saúde precisa ainda de ser aprimorada, para responder a demanda de serviços e ao aumento demográfico da sua população.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorquei
|| 0:00:00
...  
🔇
X
02.09.2015 09:15
Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Pontão na ilha do Sal

Vídeo gentimente cedido por José Manuel da Cruz, retratando a força das ondas por consequência da passagem do furacão Fred
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Ilha do Sal

Vídeo gentilmente cedido por Carlos Chaves, no Sal, que sofre com a passagem do furacão Fred pela ilha
Mais Vídeos