sexta-feira, 29 agosto, 2014. 08:02 UTC

Dossiers Especiais / EUA 2012 Eleções

EUA: Desemprego subiu ligeiramente nos últimos 30 dias

Obama e Romney "queimam últimos cartuchos" na campanha eleitoral

x
Redacção VOA
A quatro dias das eleições o Departamento do Trabalho americano anunciou que no mês de Outubro foram criados novos 171.000 postos de trabalho nos Estados Unidos.




Este foi o vigésimo quinto mês consecutivo em que a economia americana criou empregos e desde Julho têm sido criados uma media de 173.000 postos de trabalho.
Mas a má notícia é que percentualmente houve uma subida muito ligeira no desemprego de 7,8 para 7,9% da força da trabalho. Isto porque a força de trabalho cresceu.

Oos empregos criados não chegam para absorver os pessoas que entram ou regressam ao mercado de trabalho e 12 milhões de americanos continuam á procura de emprego.

As novas estatísticas irão sem dúvida ser usadas de um modo ou outro pelos dois candidatos que agora regressaram á campanha eleitoral.

O presidente Obama esteve Quinta-feira no estado de Wisconsin onde num comício começou por fazer referencia á devastação causada pelo furacão Sandy.

“Durante uma tempestade não há Democratas ou republicanos. Há apenas compatriotas americanos,” disse o presidente.

“Dirigentes de diferentes partidos trabalham para reparar o que foi destruído, vizinhos ajudam vizinhos a enfrentarem a tragédia, diferentes comunidades juntam-se para reconstruir,” acrescentou.

Mas o presidente Obama rapidamente voltou à mensagem familiar da sua campanha afirmando que na próxima Terça-feira os americanos vão “vão fazer uma escolha entre duas visões fundamentalmente diferentes para a América”.

“Uma em que regressamos á política de cima para baixo que destruiu a nossa economia.  A outra  vê um futuro construído numa classe média forte e a crescer, “ disse o presidente.

A cidade de Green Bay foi uma das quatro cidades visitadas pelo presidente na Quinta feira em varias zonas do país. O presidente foi também a Las Vegas no estado do Nevada, a Denver no Colorado  e a Columbus no Ohio.

Romney deslocou se a três localidades diferentes todas elas no importante e incerto estado da Virgínia.

Num comício perto da capital do estado Richmond o candidato republicano mencionou também a devastação do furacão Sandy e apelou aos seus apoiantes para ajudarem as vítimas.

Romney criticou duramente a política económica do presidente e ridicularizou a proposta do presidente de consolidar varias agências do governo num departamento de empresas.

“Não penso que criar mais um lugar no gabinete vá criar os empregos que a América precisa,” disse Romney.

“ Por isso tenho razão quando afirmou que queremos um presidente que compreenda o mundo de negócios e não um presidente que tente contractar  alguém para o gabinete que saiba algo de negócios,” acrescentou

Os candidatos á vice presidência Joe Biden e Paul Ryan estão também envolvidos na campanha bem como as esposas de Barack Obama e de Mitt Romney.

O antigo presidente Bill Clinton tem também falado em diversos comícios de apoio a Obama.

As últimas sondagens indicam um virtual empate à escala nacional mas com o presidente com uma ligeira vantagem nos estados que se pensa irão decidir a eleição.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 28 Agosto 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
28.08.2014 18:39
Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 28 Agosto 2014

As principais notícias que encerram a última semana do mês de Agosto, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Lei Russa Contra a Profanação

A Rússia promulgou em Julho uma lei que ameaça multar actos de profanação nos media, filmes, literatura, na música e no teatro. A restrição foi bem recebida por quem diz que a blasfémia está fora do controlo, outros rejeitam a decisão por considerarem tratar-se de paternalização e censura
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 26 Agosto 2014

Os principais títulos americanos na última semana de Agosto
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Agosto 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo O impacto económico do Ébola

O recente surto de Ébola na Africa Ocidental poderá prejudicar as economias governamentais na Libéria, Guine, e Serra Leoa, e talvez mesmo Nigéria. Os esforços de prevenção interferem com o comércio, desportos e viagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Mais Vídeos