Links de Acesso

Obama pede democracia em Cuba e fim do embargo


Obama discursa em Havana
Obama discursa em Havana

Presidente americano diz que Raúl Castro não deve ter medo nem dos EUA nem do povo cubano.

No terceiro dia da sua visita a Cuba, o Presidente dos Estados Unidos pediu liberdade para o povo cubano e defendeu o fim do embargo económico ao discursar nesta terça-feira, 22, no Gran Teatro de Havana.

Obama foi aplaudido de pé pelo público presenteno teatro à sua chegada e algumas vezes durante o discurso no qual fez um apelo por liberdade política para os cubanos, incluindo a liberdade de expressão e religião.

"Tenho que falar honestamente sobre as coisas que eu e o povo americano acreditamos. Eu acredito, mas não posso obrigar vocês a acreditar, mas acho que deveriam. Acredito que todos devem ser iguais perante a lei e que não devem ter medo de falar o que pensam. Que todos devem ter liberdade para praticar a fé que acreditam e que devem votar em eleições democráticas. Os direitos humanos são universais, para americanos, cubanos e todo o mundo", afirmou Obama.

Obama afirmou que o Presidente cubano "não deve temer nem aos EUA nem às vozes diferentes do povo cubano" e defendeu a reconciliação entre os residentes na ilha e os exilados.

Na sua intervenção, Obama pediu aos jovens cubanos que "construam algo novo" e afirmou que "o futuro de Cuba tem que estar nas mãos do povo cubano".

O Presidente voltou a defender o fim do embargo económico vigente desde 1962 e esclareceu que os Estados Unidos querem retomar a sua relação com o povo cubano, não apenas com o governo cubano.

"Queremos abrir as portas para mais oportunidades para o povo cubano", afirmou, acrescentando que o embargo é uma carga obsoleta que prejudica a vida dos cubanos.

O Presidente americano reiterou que foi a Cuba para "derrubar o último remanescente da Guerra Fria".

"É tempo de deixarmos o passado para trás e pensar num futuro juntos. Um futuro de esperança", disse Obama, antes de encerrar seu emocional discurso, em espanhol, “Sí, se puede” (Sim, podemos).

XS
SM
MD
LG