Links de Acesso

Obama promete apoio a longo prazo às zonas devastadas pelo furacão Sandy


Presidente Barack Obama em Staten Island
Presidente Barack Obama em Staten Island

Obama prometeu voltar a Nova Iorque até que esteja concluída a reconstrução da cidade

O presidente Barack Obama visitou Nova Iorque, na quinta-feira, para avaliar os danos causados pela super tempestade Sandy, que assolou a região há cerca de três semanas.

O presidente visitou as iniciativas de recuperação.

Obama visitou, de helicóptero, parte da maior cidade americana que foi alagada pelo furacão, tendo visto os bairros que foram alagados e afectados por incêndios, e algumas das áreas que continuam sem energia eléctrica.

O presidente sublinhou existir ainda muita para fazer, e que muitos nova-iorquinos ainda necessitam de ajuda de emergência.

“Necessitam de aquecimento, necessitam de energia eléctrica, necessitam de alimentos, necessitam de abrigo. Os miúdos ainda tentam saber para onde ir à escola. Persiste muito sofrimento que tem de ser resolvido, e vamos assegurar que iremos estar presente enquanto as pessoas necessitarem de ajuda”.

Obama visitou um bairro devastado e falou com alguns dos residentes, incluindo com uma família que perdeu dois filhos na tempestade. Agradeceu aos trabalhadores voluntários a sua ajuda.

Na área de Staten Island, o presidente indicou que parte do desafio será, para o governo federal, o apoio a longo prazo na reconstrução das zonas devastadas.

“Vemos este quarteirão e sabemos tratar-se de uma comunidade profundamente enraizada. A maioria das pessoas que encontrei estavam aqui há 20, 30, 50 anos. Eles não desejam ver a sua comunidade arrasada. Tem de existir um plano de reconstrução”.

Obama indicou que ter nomeado o secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Shaun Donovan, para chefiar as iniciativas de reconstrução em Nova Iorque.

O presidente acentuou que irá voltar à cidade até que esteja concluída a reconstrução.

Esta foi a primeira visita de Barack Obama a Nova Iorque desde que foi afectada pela tempestade, após ter visitado anteriormente o estado vizinho de Nova Jersey.
XS
SM
MD
LG