Links de Acesso

Naufrágios em Cabo Verde prometem animar parlamento hoje


Assembleia Nacional, Cabo Verde
Assembleia Nacional, Cabo Verde

A primeira sessão da Assembleia Nacional de Cabo Verde de 2015 arranca hoje, 26, e tem na agenda dois temas quentes: um debate sobre os recentes naufrágios no país e a criação do Município de Santa Maria, uma das áreas mais turísticas de Cabo Verde.

O MpD, na oposição, disse que vai pedir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as circunstâncias que levaram ao naufrágio do Navio Vicente, desaparecimento do Rotterdam e restantes acidentes que aconteceram nos últimos tempos nos mares de Cabo Verde e que deixaram vários mortos.

Por outro lado, o PAICV vai jogar os seus trunfos políticos no projecto de lei que regula a criação do Município de Santa Maria, na ilha do Sal. O líder da bancada parlamentar do partido, Felisberto Vieira, diz que o dossier não foi votado na última sessão porque vários argumentos assentavam no facto de que o diploma precisava de mais tempo para ser aprofundado. O MpD não tem apoiado a criação desse município por considerar que vai enfraquecer a ilha que até agora tem apenas um munícipio, cuja câmara é apoiada por aquele partido da oposição.

XS
SM
MD
LG