sábado, 19 abril, 2014. 09:53 UTC

Notícias / Mundo

NATO faz ultimato à Síria enviando sistema antimíssil para a Turquia

A Turquia pediu a ajuda da NATO depois de bombardeamentos da força aérea síria junto à fronteira terem atingido partes do território turco.

Tamanho das letras - +
Redacção VOA
O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, afirmou que a sua organização vai autorizar o envio de um sistema de defesa antimíssil para a Turquia nas próximas semanas.

Prossegue entretanto a violência na Síria e aumenta a preocupação de que o governo de Damasco possa recorrer a armas químicas.

Rasmussen fez tais declarações na sequência de uma série de encontros com ministros dos negócios estrangeiros da Aliança Atlântica e também com o chefe da diplomacia russa.


Rasmussen afirmou que a NATO “demonstrará a sua determinação em contrariar quaisquer ameaças contra a fronteira sudeste da Aliança”. A região em questão é a fronteira entre a Turquia e a Síria.

A Turquia pediu a ajuda da NATO depois de bombardeamentos da força aérea síria junto à fronteira terem atingido partes do território turco.

A NATO deverá enviar baterias de defesa antimíssil “Patriot” para o sudeste da Turquia. Aquele sistema destina-se apenas a interceptar mísseis em pleno voo e não a atacar alvos no solo.

Apesar disso a Rússia manifesta sempre preocupação quando se trata de reposicionamento de mísseis da NATO, mesmo daqueles que têm características defensivas.

Rasmussen afirmou que tentou já tranquilizar o ministro russo dos negócios estrangeiros Sergei Lavrov e que continuará a fazê-lo durante a sua reunião com os ministros dos negócios estrangeiros da NATO: “ Trata-se de uma medida puramente defensiva. Não temos qualquer intenção de preparar operações ofensivas. Portanto o objectivo desta acção é garantir a defesa e a protecção eficazes da Turquia”.

Rasmussen considerou o arsenal de armas químicas da Síria como “uma questão de grande preocupação” que sublinha a urgência do envio do sistema de defesa antimíssil para a Turquia. Considerou também o uso de armas químicas como “totalmente inaceitável” acrescentando que o mesmo “suscitaria uma reacção imediata”.

Os ministros da NATO deverão igualmente debater a questão do Afeganistão. A esse respeito Rasmussen declarou que esperava que as forças de segurança afegãs estivessem totalmente preparadas para assumir a total responsabilidade pelo país até ao final de 2014 e reiterou que o papel da NATO passará a ser um papel de apoio e de treino das forças afegãs.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Poderoso de: No Ceu
07.12.2012 16:05
Rui Manuel, voce é inteligentissimo! Veja a vergonha deste mundo! Nao se confia mais nas autoridades. Rui Manuel ja reparou que a ONU está sem pronunciar? Veja tanta crimilidade que o Israel vem cometendo contra o Estado Palestino mas nao ha alternativas e nem se permite sancoes da ONU. Esta claro o abuso de poder no Mundo. Tenho a certeza que antes do fim do ano, Deus castigará duramente o continente Europeu e as suas armas poderosas ficarao sem disparar. Amem


por: Rui Manuel da Costa de: Bissau
05.12.2012 09:20
Estranhamente ouvi Rasmussen a dizer NATO irá enviar misseis "PETRIOTS" para Turkia,para proteger Sirios que brutalidade é essa. pergunto estes MIsseis não podem ser levadas também para proteger povo Palastiniano?
o que me parece NATO aos poucos está a transformar-se num movimento terrorista agindo sem pensar.


por: Anónimo
04.12.2012 23:29
O DESESPERO IMPLICA O DESESPERADO USAR ALTERNATIVAS PARA PROVOCAR UM CATACLISMO . A 3 GUERRA MUNDIAL PODE ACONTECER , A RELIGIAO , E A BASE DE GUERRAS NESTA ACTUALIDADE .OS OCIDENTAIS PENSAM Q GANHARAM A GUERRA FRIA MAS O Q PARECE OS RUSOS SE ESCONDEM ATRAS DO IRAO E ISLAMISMO PARA OBSERVAREM OS SEUS REMORSOS CONTRA O OCIDENTE , E FARAO A SURPRESA COMO FOI O SETEMBRO DE 2002

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos