terça-feira, 21 abril, 2015. 11:47 UTC

Moçambique

Nampula: Famílias a realojar vivem em zonas inseguras

Pessoas a realojar incluem dez famílias que residem nas margens do Rio Muhala

Nampula cheias
Nampula cheias
Faizal Ibramugy
O governo de Nampula anunciou que vai usar a força para retirar, dos seus locais de residência, parte das populações afectadas pelas chuvas na cidade de Nampula.

Segundo a governadora de Nampula, Cidália Chaúque, a maior parte das famílias a realojar vivem em zonas inseguras, onde é proibida a edificação de casas.


A governadora falava aos jornalistas após uma visita aos bairros de Muhala e Muhaivere Expansão, que foram severamente afectados pelas chuvas.

Aliás, a VOA soube que um número não identificado de pessoas foram realojadas em zonas mais seguras, mas passado algum tempo, venderam as parcelas e voltaram a fixar-se nas residências antigas junto das zonas de inundações. Como resultado, agora encontram-se num ambiente de total sofrimento.

Cidália Chaúque referiu que a população já está a ser notificada. As pessoas a realojar incluem um grupo de dez famílias que residem nas margens do Rio Muhala, mesmo com todas as consequência que isso representa.

Recorde-se que, só na cidade de Nampula, a chuva afectou pouco mais de cinco mil famílias, tendo causado 13 óbitos.

Embora não tenham sido avançados números, a VOA soube que maior parte dessas famílias será realojada em zonas seguras no âmbito do programa de posses de terra seguras.

Importa referir que o Primeiro-Ministro moçambicano, Alberto Vaquina, vai visitar a província de Nampula nos dias 8 a 10 para monitorar a situação de emergência.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
O Auxílio à morte nos Estados Unidosi
X
21.04.2015 07:05
Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Vídeo

Vídeo Oceano Secreto: Uma vida que você não imagina existir

Como seu pai, Jacques Cousteau, Jean-Michel Cousteau passou a vida explorando os oceanos. Equipado com uma câmara IMAX, Cousteau e sua equipa filmaram cerca de 100 horas de cenas aquáticas, produzindo um documentário que revela como os menores seres vivos do mar são vitais para a vida na Terra.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: O que fazem juntos Kanye West, Jay-Z, Madonna e Alicia Keys?

A #PassadeiraVermelha desta semana tem um miminho para si! Chega à Sexta-feira e ainda lhe dá mais um 1 minuto de video com os famosos que marcam os títulos das notícias nos EUA! Episódio #11 com Usher, Kanye West, Jay-Z, Madonna, Vin Diesel, Alicia Keys... isto só pode ser TDB!!! (Tudo de Bom)
Vídeo

Vídeo Aniversário Apollo 13

Lembra-se do filme Apollo 13? Sabe o que o inspirou? Faz 45 anos que se deu o maior fracasso de sucesso da NASA, a estação espacial americana
Mais Vídeos