sexta-feira, 19 setembro, 2014. 07:45 UTC

Moçambique

Nampula: Cinco mil pessoas afetadas pelas chuvas

Três mil perderam quase tudo e encontram-se a viver em condições deploráveis

Faizal Ibramugy
Pelo menos cinco mil pessoas foram afectadas pelas chuvas que se fazem sentir nos últimos dias na cidade de Nampula. Deste número, três mil perderam quase tudo e encontram-se a viver em condições deploráveis, informou à VOA, o Presidente do Município de Nampula Castro Sanfins Namuca.

Para além de famílias afectadas, algumas zonas como os postos administrativos de Muhala e Namicopo, estão desligados com o resto da cidade de Nampula, com a destruição de algumas vias de acesso e pontes que permitiam a livre circulação quer de pessoas e viaturas.

Por outro lado, na famosa zona Militar de Nampula, perto de 200 famílias perderam as suas residências, por se encontrarem numa zona baixa. As autoridades municipais informaram que a única alternativa para minimizar o sofrimento daquelas famílias é o reassentamento para zonas seguras.


Para o efeito, segundo o Presidente do Município de Nampula, Castro Sanfins Namuaca, a edilidade já identificou parcelas no bairro de Cossore que em breve serão entregues àquelas famílias.

Neste momento o conselho Municipal de Nampula, destoara-se no terreno, estando dia e noite a realizar encontro separados com o empresariado local a fim de conseguir doações para as vítimas das chuvas.

Na última semana, um encontro publico para angariação de fundos conseguiu apenas colectar 50 rolos de plásticos, dez sacos de arroz e cinco mil meticais em dinheiro.

No último fim-de-semana, Namuaca fez a entrega de diversos bens alimentares e de construção entre os quais farinha de milho, rolos de plástico e rouba usada a 70 famílias no bairro de Namicopo.

Os apoios continuam a beneficiar os afectados das chuvas nos diferentes bairros de Nampula. Informações em poder da VOA, indicam que nesta quarta-feira, a Governadora de Nampula Cidália Chauque, que se acabou interrompendo as suas férias disciplinares, vai amanhã visitar dois bairros de Nampula, para se inteirar dos estragos das chuvas
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Galeria de fotos Dos cartazes aos comícios, a campanha de norte a sul

Moçambique vai a votos dia 15 de Outubro


Galeria de fotos Campanha Eleitoral Moçambique - Partidos percorrem país

MDM, FRELIMO e RENAMO na corrida aos votos


Galeria de fotos Campanha eleitoral em Moçambique

Veja as imagens da campanha eleitoral da RENAMO, FRELIMO e MDM . Os moçambicanos vão votar no dia 15 de Outubro para escolher o presidente e membros do parlamento.

Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO