Links de Acesso

Nampula: Oposição acusa governo de estar na origem de surto de cólera


Renamo e MDM dizem: "Autoridades sanitárias não tomaram precauções para evitar que a água contaminada não causasse problemas de saúde pública"

Em Nampula as bancadas parlamentares da Renamo e do MDM na Assembleia Provincial acusaram o partido governamental Frelimo de ser culpado pelo elevado número de pessoas desalojadas na sequência das chuvas e também pelas mortes devido a doenças diarreicas naquela região.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:15 0:00
Faça o Download

Falando à VOA, à margem da sétima sessão da Assembleia Provincial de Nampula, que decorre nesta semana, os chefes das bancadas da Renamo e MDM, nomeadamente Binoca Luxo e a Rachide Carvalho disseram que a inoperância de alguns sectores do governo com destaque para o Conselho Municipal e a direcção provincial da saúde de Nampula estão na origem da situação que está a criar mal-estar no seio das populações.

Segundo estes, a maior parte das casas destruídas foram construídas em zonas concessionadas pelas autoridades municipais. Segundo estes políticos, considerando que as referidas zonas atribuídas às populações são vulneráveis às águas pluviais, as autoridades de saúde não tomaram precauções para evitar que a água contaminada não causasse problemas de saúde pública.

Porém, as autoridades municipais desmentem as alegações da Renamo e do MDM, segundo as quais, as zonas baixas onde foram construídas casas destruídas pelas chuvas foram atribuídas pelo município. Uma fonte que preferiu manter o anonimato ligada ao pelouro de ordenamento territorial no município de Nampula, disse que “a verdade é que as populações afectadas nas zonas baixas de Nampula, receberam talhões em zonas seguras, mas que depois acabaram vendendo-as e voltando para as áreas baixas”.

Recorde-se que recentemente, a governadora de Nampula, Cidália Chaúque disse que as doenças diarreicas que estão a registar-se em Nampula eram resultado da contaminação da água resultante das chuvas que se fazem sentir.

Cidália Chaúque falava assim, para distanciar-se de informações postas a circular de que o governo de Nampula era o responsável pelo surto de diarreias.
XS
SM
MD
LG