sexta-feira, 04 setembro, 2015. 03:47 UTC

Notícias / Moçambique

Nampula: Oposição acusa governo de estar na origem de surto de cólera

Renamo e MDM dizem: "Autoridades sanitárias não tomaram precauções para evitar que a água contaminada não causasse problemas de saúde pública"

Faizal Ibramugy
Em Nampula as bancadas parlamentares da Renamo e do MDM na Assembleia Provincial acusaram o partido governamental Frelimo de ser culpado pelo elevado número de pessoas desalojadas na sequência das chuvas e também pelas mortes devido a doenças diarreicas naquela região.


Falando à VOA, à margem da sétima sessão da Assembleia Provincial de Nampula, que decorre nesta semana, os chefes das bancadas da Renamo e MDM, nomeadamente Binoca Luxo e a Rachide Carvalho disseram que a inoperância de alguns sectores do governo com destaque para o Conselho Municipal e a direcção provincial da saúde de Nampula estão na origem da situação que está a criar mal-estar no seio das populações.

Segundo estes, a maior parte das casas destruídas foram construídas em zonas concessionadas pelas autoridades municipais. Segundo estes políticos, considerando que as referidas zonas atribuídas às populações são vulneráveis às águas pluviais, as autoridades de saúde não tomaram precauções para evitar que a água contaminada não causasse problemas de saúde pública.

Porém, as autoridades municipais desmentem as alegações da Renamo e do MDM, segundo as quais, as zonas baixas onde foram construídas casas destruídas pelas chuvas foram atribuídas pelo município. Uma fonte que preferiu manter o anonimato ligada ao pelouro de ordenamento territorial no município de Nampula, disse que “a verdade é que as populações afectadas nas zonas baixas de Nampula, receberam talhões em zonas seguras, mas que depois acabaram vendendo-as e voltando para as áreas baixas”.

Recorde-se que recentemente, a governadora de Nampula, Cidália Chaúque disse que as doenças diarreicas que estão a registar-se em Nampula eram resultado da contaminação da água resultante das chuvas que se fazem sentir.

Cidália Chaúque falava assim, para distanciar-se de informações postas a circular de que o governo de Nampula era o responsável pelo surto de diarreias.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 3 Setembro 2015i
X
03.09.2015 15:18
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Mais Vídeos