quinta-feira, 18 setembro, 2014. 11:40 UTC

Moçambique

Moçambique com grandes desafios pela frente, diz Banco Mundial

A conclusão foi revelada no final da visita de uma equipa de nove directores executivos do Banco Mundial.

Sede do Banco Mundial em Washington
Sede do Banco Mundial em Washington
Simião Pongoane
O Banco Mundial considera que Moçambique tem ainda grandes desafios para transformar o crescimento económico robusto num combate eficaz à pobreza.


A conclusão foi revelada no final da visita de uma equipa de nove directores executivos do Banco Mundial. 

Durante quatro dias, os nove directores executivos do Banco Mundial dialogaram com representantes da juventude, sociedade civil e com o governo moçambicano para se inteirarem do desenvolvimento do País.

A equipa visitou projectos de abastecimento de água às populações desfavorecidas e no final disse que este tipo de iniciativas foi concebido para responder às preocupações da sociedade de que o financiamento do Banco Mundial beneficia um punhado de dirigentes.

O chefe da equipa, John Whitehead, disse que o Banco Mundial mudou de visão e de política de financiamento de projectos de desenvolvimento depois da sociedade civil ter-se queixado de que o dinheiro era usado para beneficiar a elite política.

Para John Whitehead, Moçambique está no bom caminho, mas ainda tem grandes desafios para reduzir a pobreza nas comunidades e criar postos de emprego para jovens.

A equipa dos directores executivos do Banco Mundial acredita que o processo da exploração dos recursos minerais pode ajudar o país a dar passo importante, mas chama atenção para que Moçambique dê maior espaço à agricultura.

O Banco Mundial tem sido criticado por não financiar projectos agrícolas, mas os seus directores executivos dizem que a instituição está a mudar de política.
Moçambique, considerado o quarto país mais pobre do Mundo pelas Nações Unidas, deve quatro mil milhões de dólares americanos ao Banco Mundial.

O dinheiro foi concedido para projectos de desenvolvimento, com destaque para infra-estruturas económicas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Galeria de fotos Dos cartazes aos comícios, a campanha de norte a sul

Moçambique vai a votos dia 15 de Outubro


Galeria de fotos Campanha Eleitoral Moçambique - Partidos percorrem país

MDM, FRELIMO e RENAMO na corrida aos votos


Galeria de fotos Campanha eleitoral em Moçambique

Veja as imagens da campanha eleitoral da RENAMO, FRELIMO e MDM . Os moçambicanos vão votar no dia 15 de Outubro para escolher o presidente e membros do parlamento.

Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO