sábado, 31 janeiro, 2015. 13:07 UTC

Moçambique

Banco Mundial apoia diálogo em Moçambique

O primeiro encontro entre o pessoal do Banco Mundial e os representantes de grupos da sociedade civil em Moçambique foi muito concorrido.

Sede do Banco Mundial em Washington
Sede do Banco Mundial em Washington
Simião Pongoane
O Banco Mundial tem 23 milhões de dólares para apoiar a sociedade civil em doze países do Mundo, incluindo Moçambique, através da Parceria Global para Responsabilidade Social.


Trata-se de uma iniciativa que surgiu na sequência da primavera árabe que derrubou os governo da Tunísia, Egipto e Líbia.

Segundo o Banco Mundial, a primavera árabe foi promovida pela sociedade civil por falta de diálogo permanente e construtivo com os dirigentes derrubados.

Para minimizar novos riscos, aquela instituição quer capacitar a sociedade civil em matéria de prestação de contas, através de projectos nas áreas de educação, saúde e indústria extractiva, segundo afirma Rafael Saúte, responsável pela Comunicação na delegação do Banco Mundial em Maputo.

“O objectivo desta iniciativa é fortalecer o processo de prestação de contas. O Banco Mundial despertou para esta questão da falta de voz por parte dos cidadãos com a primavera árabe e depois desenhou um programa para ajudar a sociedade civil “– disse Rafael Saúte.

O primeiro encontro entre o pessoal do Banco Mundial e os representantes de grupos da sociedade civil em Moçambique foi muito concorrido. É que onde há dinheiro ninguém quer ser excluído, mesmo antes de conhecer os critérios de distribuição.

Gabriel Mondlane, representante da sociedade civil, acredita que está é uma oportunidade ímpar a não perder.

Mas para Mondlane “a coisa mais importante é que as pessoas devem perceber o que é sociedade civil, a sua obrigação e qual é a obrigação dos dirigentes governamentais. Se um dia houver entendimento sobre as obrigações de cada parte, então não haverá desentendimento no terreno como aconteceu com a primavera árabe”.

Em Moçambique, há um debate político sobre a existência ou não de sociedade civil não-alinhada a partidos políticos.
O Banco Mundial distancia-se do debate e lança a parceria global para responsabilidade social. É um projecto-piloto que arranca com 12 países em todo o Mundo.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 30 Janeiro 2015i
X
30.01.2015 20:45
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Anúncios de TV do Super Bowl

A Super Bowl do próximo domingo, 1 de Fevereiro, é muito mais que o jogo da final do campeonato da principal liga de futebol Americano Descubra o que põe os americanos em grande excitação
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Janeiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegração

Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Vacinas para o Ebola

A pior crise do Ebola na historia do mundo entrou no segundo ano. Os cientistas estao a desenvolver uma vacina contra este virus mortal. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Mais Vídeos