domingo, 20 abril, 2014. 13:39 UTC

Notícias / Moçambique

Maputo: Polícia dispersa manifestação de veteranos

A intervenção policial paralisou temporariamente a baixa de Maputo e nem mesmo jornalistas escaparam à actividade policial.

Blindado da polícia moçambicana
Blindado da polícia moçambicana
Tamanho das letras - +
William Mapote
Em Moçambique, a polícia recorreu hoje ao  gás lacrimogénio e a jactos de água para dispersar  ex-combatentes que estavam concentrados juntos ao gabinete do primeiro-ministro.


A intervenção policial paralisou temporariamente a baixa de Maputo e nem mesmo jornalistas escaparam à actividade policial.

A manifestação, que se pretendia pacífica, para exigir o pagamento de pensões referentes ao tempo em que estiveram ao serviço da guerra civil terminada em 1992, teve uma resposta de força por parte das autoridades governamentais que estavam dispostas a tudo fazer para dispersar os desmobilizados.

Eram 11 horas da manhã quando um contingente policial, composto por cerca de duas dezenas de elementos, fortemente armados, chegou ao local com avisos de evacuação, principalmente para os jornalistas que cobriam a concentração dos ex-combatentes.

A manifestação desta terça-feira foi dirigida pelo porta-voz dos desmobilizados, Constantino Wiliamo. Até ao fecho da nossa edição, desconhecia-se o seu paredeiro.

O vice-ministro do Interior, José Mandra, defendeu entretanto a operação policial, não obstante contrariar o direito à manifestação que é um direito constitucional.

Os ex-combatentes prometem não desarmar e dizem que voltarão a protestar nos próximos dias seja qual for o custo que isso vier a ter.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Anónimo
27.02.2013 15:15
Mesmo assim o governo nao pensa que maid forte. Sobretudo o antigo combatente seria o individuo mais respeitado neste pais, porque na alyura nao se falava de doutores, mas sim eram esses chamados hoje analfabetos que nao tem direito de receber pelomenos 3.000 meticais. Ontem nem se reparava o que e que ele era, tanto tempo passa sem ser dado a pensao que ele tem direito. Na Beira vai espuldir uma manifestacao que o geverno nao perceber e nao sabe quando.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos