domingo, 25 janeiro, 2015. 12:14 UTC

Moçambique

EUA e Moçambique assinam acordo de parceria na Defesa

 Combater a pirataria é um dos objectivos do acordo
Combater a pirataria é um dos objectivos do acordo
William Mapote
Moçambique e os Estados Unidos da América (EUA) assinaram nesta Segunda-feira um novo acordo para o reforço da parceria bilateral na área de Defesa e Segurança.




O acordo hoje assinado tem incidência para a especialidade de Marinha de Guerra e visa estabelecer um Programa de Vigilância Costeira, por forma a aumentar a capacidade de controlo e supervisão da costa moçambicana, através de tecnologias de supervisão a distância.

Através do novo acordo as autoridades norte-americanas ofereceram hoje, em jeito de doação, um equipamento que constitui o Sistema de Identificação Automática (AIS), que tem como função principal de identificar os navios que usam o canal e que segundo Douglas Griffith, Embaixador dos EUA em Moçambique, “permitirá  maior e eficiente controlo do Tráfico Marítimo, do combate a Imigração Ilegal, a Pirataria Marítima, a  Pesca Ilegal  assim como outras violações das águas territoriais moçambicanas”.

Para as  autoridades moçambicanas, o acordo reveste-se de uma grande importância, pelo facto de reforçar as capacidades das Forças Armadas de Moçambique na criação de uma capacidade de vigilância marítima nacional.

“Uma comunicação pontual e eficiente é condição fundamental para uma superioridade de decisão,” realçou o ministro moçambicano da Defesa, Filipe Nyussi, para enaltecer a nova etapa de cooperação com as autoridades americanas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegraçãoi
|| 0:00:00
...  
🔇
X
23.01.2015 20:54
Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegração

Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Vacinas para o Ebola

A pior crise do Ebola na historia do mundo entrou no segundo ano. Os cientistas estao a desenvolver uma vacina contra este virus mortal. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Janeiro 2015

Imagens noticiosas afrcianas
Vídeo

Vídeo American Sniper: A história de um atirador americano que matou mais de 160 pessoas

Nomeado para o Oscar de Melhor Drama, o filme de Clint Eastwood baseia-se na história real de Chris Kyle, um oficial da Marinha americana que serviu no Iraque por quatro vezes como atirador profissional. O filme explora o efeito da guerra na psique humana
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 20 Janeiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Mais Vídeos