Links de Acesso

EUA e Moçambique assinam acordo de parceria na Defesa


 Combater a pirataria é um dos objectivos do acordo
Combater a pirataria é um dos objectivos do acordo
Moçambique e os Estados Unidos da América (EUA) assinaram nesta Segunda-feira um novo acordo para o reforço da parceria bilateral na área de Defesa e Segurança.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:33 0:00
Faça o Download


O acordo hoje assinado tem incidência para a especialidade de Marinha de Guerra e visa estabelecer um Programa de Vigilância Costeira, por forma a aumentar a capacidade de controlo e supervisão da costa moçambicana, através de tecnologias de supervisão a distância.

Através do novo acordo as autoridades norte-americanas ofereceram hoje, em jeito de doação, um equipamento que constitui o Sistema de Identificação Automática (AIS), que tem como função principal de identificar os navios que usam o canal e que segundo Douglas Griffith, Embaixador dos EUA em Moçambique, “permitirá maior e eficiente controlo do Tráfico Marítimo, do combate a Imigração Ilegal, a Pirataria Marítima, a Pesca Ilegal assim como outras violações das águas territoriais moçambicanas”.

Para as autoridades moçambicanas, o acordo reveste-se de uma grande importância, pelo facto de reforçar as capacidades das Forças Armadas de Moçambique na criação de uma capacidade de vigilância marítima nacional.

“Uma comunicação pontual e eficiente é condição fundamental para uma superioridade de decisão,” realçou o ministro moçambicano da Defesa, Filipe Nyussi, para enaltecer a nova etapa de cooperação com as autoridades americanas.
XS
SM
MD
LG