sábado, 19 abril, 2014. 01:48 UTC

Notícias / Moçambique

EUA e Moçambique assinam acordo de parceria na Defesa

 Combater a pirataria é um dos objectivos do acordo
Combater a pirataria é um dos objectivos do acordo
Tamanho das letras - +
William Mapote
Moçambique e os Estados Unidos da América (EUA) assinaram nesta Segunda-feira um novo acordo para o reforço da parceria bilateral na área de Defesa e Segurança.




O acordo hoje assinado tem incidência para a especialidade de Marinha de Guerra e visa estabelecer um Programa de Vigilância Costeira, por forma a aumentar a capacidade de controlo e supervisão da costa moçambicana, através de tecnologias de supervisão a distância.

Através do novo acordo as autoridades norte-americanas ofereceram hoje, em jeito de doação, um equipamento que constitui o Sistema de Identificação Automática (AIS), que tem como função principal de identificar os navios que usam o canal e que segundo Douglas Griffith, Embaixador dos EUA em Moçambique, “permitirá  maior e eficiente controlo do Tráfico Marítimo, do combate a Imigração Ilegal, a Pirataria Marítima, a  Pesca Ilegal  assim como outras violações das águas territoriais moçambicanas”.

Para as  autoridades moçambicanas, o acordo reveste-se de uma grande importância, pelo facto de reforçar as capacidades das Forças Armadas de Moçambique na criação de uma capacidade de vigilância marítima nacional.

“Uma comunicação pontual e eficiente é condição fundamental para uma superioridade de decisão,” realçou o ministro moçambicano da Defesa, Filipe Nyussi, para enaltecer a nova etapa de cooperação com as autoridades americanas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos