sexta-feira, 06 março, 2015. 14:08 UTC

Moçambique

Moçambique: Engarrafamentos paralisam fronteira com África do Sul

A fila de viaturas chegou a ter cerca de 40 quilómetros a partir da fronteira.

A fronteira num dia de pouco movimento (foto de arquivo)
A fronteira num dia de pouco movimento (foto de arquivo)
Simião Pongoane
Mais de trinta e cinco mil pessoas entraram em Moçambique, através da fronteira com África do Sul, para passarem a quadra festiva, com familiares, amigos ou em estâncias turísticas nacionais.

A entrada de milhares de pessoas criou problemas às autoridades de migração e das alfândegas de Moçambique e da África do Sul.


O director-Geral das alfândegas de Moçambique, Domingos Tivane, teve que atravessar pelo menos duas vezes para o lado sul-africano para ajudar no descongestionamento da fronteira.

A fila de viaturas chegou a ter cerca de 40 quilómetros a partir da fronteira. Algumas pessoas ficaram mais de 20 horas à espera de carimbar passaportes para entrarem no território moçambicano.

Moçambique tem de cerca de cem mil pessoas que trabalham legalmente na África do Sul, sendo que a maior parte está na indústria mineira.

No período da quadra festiva do Natal e do final do ano, o patronato dispensa os trabalhadores para passarem as festas com os seus familiares mais próximos. Mas os turistas sul-africanos também aproveitam o período para desfrutar das praias virgens moçambicanas.

Entretanto, a polícia vai apresentar nesta quinta-feira o balanço preliminar dos incidentes relacionados com a quadra festiva. Mas algumas unidades sanitárias adiantaram que nas últimas 24 horas lidaram com muitos casos de acidentes de viação e de traumas provocados por excessos de emoção das festas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 5 de Março 2015i
X
05.03.2015 22:18
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos