quarta-feira, 16 abril, 2014. 16:08 UTC

Notícias / Moçambique

Moçambique: Engarrafamentos paralisam fronteira com África do Sul

A fila de viaturas chegou a ter cerca de 40 quilómetros a partir da fronteira.

A fronteira num dia de pouco movimento (foto de arquivo)
A fronteira num dia de pouco movimento (foto de arquivo)
Tamanho das letras - +
Simião Pongoane
— Mais de trinta e cinco mil pessoas entraram em Moçambique, através da fronteira com África do Sul, para passarem a quadra festiva, com familiares, amigos ou em estâncias turísticas nacionais.

A entrada de milhares de pessoas criou problemas às autoridades de migração e das alfândegas de Moçambique e da África do Sul.


O director-Geral das alfândegas de Moçambique, Domingos Tivane, teve que atravessar pelo menos duas vezes para o lado sul-africano para ajudar no descongestionamento da fronteira.

A fila de viaturas chegou a ter cerca de 40 quilómetros a partir da fronteira. Algumas pessoas ficaram mais de 20 horas à espera de carimbar passaportes para entrarem no território moçambicano.

Moçambique tem de cerca de cem mil pessoas que trabalham legalmente na África do Sul, sendo que a maior parte está na indústria mineira.

No período da quadra festiva do Natal e do final do ano, o patronato dispensa os trabalhadores para passarem as festas com os seus familiares mais próximos. Mas os turistas sul-africanos também aproveitam o período para desfrutar das praias virgens moçambicanas.

Entretanto, a polícia vai apresentar nesta quinta-feira o balanço preliminar dos incidentes relacionados com a quadra festiva. Mas algumas unidades sanitárias adiantaram que nas últimas 24 horas lidaram com muitos casos de acidentes de viação e de traumas provocados por excessos de emoção das festas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 15 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
15.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos