quarta-feira, 02 setembro, 2015. 21:44 UTC

Notícias / Moçambique

Moçambique: Engarrafamentos paralisam fronteira com África do Sul

A fila de viaturas chegou a ter cerca de 40 quilómetros a partir da fronteira.

A fronteira num dia de pouco movimento (foto de arquivo)
A fronteira num dia de pouco movimento (foto de arquivo)
Simião Pongoane
Mais de trinta e cinco mil pessoas entraram em Moçambique, através da fronteira com África do Sul, para passarem a quadra festiva, com familiares, amigos ou em estâncias turísticas nacionais.

A entrada de milhares de pessoas criou problemas às autoridades de migração e das alfândegas de Moçambique e da África do Sul.


O director-Geral das alfândegas de Moçambique, Domingos Tivane, teve que atravessar pelo menos duas vezes para o lado sul-africano para ajudar no descongestionamento da fronteira.

A fila de viaturas chegou a ter cerca de 40 quilómetros a partir da fronteira. Algumas pessoas ficaram mais de 20 horas à espera de carimbar passaportes para entrarem no território moçambicano.

Moçambique tem de cerca de cem mil pessoas que trabalham legalmente na África do Sul, sendo que a maior parte está na indústria mineira.

No período da quadra festiva do Natal e do final do ano, o patronato dispensa os trabalhadores para passarem as festas com os seus familiares mais próximos. Mas os turistas sul-africanos também aproveitam o período para desfrutar das praias virgens moçambicanas.

Entretanto, a polícia vai apresentar nesta quinta-feira o balanço preliminar dos incidentes relacionados com a quadra festiva. Mas algumas unidades sanitárias adiantaram que nas últimas 24 horas lidaram com muitos casos de acidentes de viação e de traumas provocados por excessos de emoção das festas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 2 Setembro 2015i
X
02.09.2015 17:56
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Mais Vídeos