quarta-feira, 22 outubro, 2014. 03:11 UTC

Moçambique

Moçambique: Deputados juvenis da Renamo abandonam comissão parlamentar

Renamo acusa Frelimo de partidarizar as actividades do Gabinete da Juventude Parlamentar.

Ivone Soares, deputada da Renamo
Ivone Soares, deputada da Renamo
Eduardo Ferro
A Renamo anunciou a retirada de todos seus deputados do Gabinete da Juventude Parlamentar na Assembleia da República de Moçambique.

A decisão segundo referiu à VOA a responsável da Renamo, Ivone Soares, foi tomada devido ao facto do partido no poder, Frelimo, “partidarizar de um modo sistemático todas as actividades promovidas por aquela organização parlamentar”.

O Gabinete da Juventude Parlamentar foi criado em 2010, sendo constituído por todos deputadoss com idades até 35 anos.

Segundo Ivone Soares, trata-se de uma situação inadmissível que levou a esta decisão de retirada dos parlamentares da Renamo daquele gabinete.

O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: chandrek Niconela de: Nacala Porto
27.02.2013 09:26
o que diz a Senhora deputada Ivone Soares, e' uma simples frustracao da distruicao do seu Partido ao nivel da base, ela ficou durante cinco anos, sentada no parlamento mas sem conhecer a realidade do seu Partido ao nivel da base
Aproveitando-se desta deslocacao de ambito parlamentar, nada viu no terreno, foi assim que comecou a confundir as cancoes e os presentes nas reunioes como da FRELIMO.
Dos jovens presentes na reuniao em Nacala Porto, alias foi um jovem da renamo que identificou-se nas suas intervencoes com a camisola do seu Partido Renamo, este interviu contra a FRELIMO, mas mesmo assim a deputada Ivone Soares, estava soridente com aquela intervencao do seu jovem, pois foi ela que preparou e orientou o jovem para que intervisse daquele jeito.
A deputada Ivone Soares fica infeliz quando se levanta um jovem que cantou uma cancao identicando toda juventude sem distincao partida'ria e assim pensando que sairia com a sala toda, anunciou a sua retirada juntamente com os seus seguidores que nao chegavam em nu'mero de 10(dez).
Honestamente em vez de criticar a FRELIMO, devia pensar no seu Partido, ao se deixar levar com nervocismo, esta deputada perdeu a oportunidade de interagir com os jovens que ja' levantavam questoes interessantes.
Em fim fez o que sabe fazer no parlamento mas desta vez o espectaculo deu-se em Nacala.


por: Ivone Soares de: moçambique
26.02.2013 19:02
obrigada pela oportunidade de fazer um breve reparo: o Movimento Democrático de Moçambique não está representado neste Gabinete da Juventude Parlamentar em virtude de somente poderem fazer parte jovens que a data da sua eleição para o Parlamento não terem mais do que 35 anos.
O GJP funciona apenas com a representação juvenil das bancadas da Renamo e da Frelimo. Era só essa ressalva que pretendia fazer. Ivone

Galeria de fotos Moçambique – Eleições 2014 Dhlakama, Nyusi e Simango

Resultados provisórios Dhlakama e Nyusi votaram em Maputo. Daviz Simango votou na Beira


Galeria de fotos Galeria de fotos do ouvinte Eleições Moçambique

Fotos enviadas pelos ouvintes da VOA que nos acompanham pelo WhatsApp +1 908 652 4584




Galeria de fotos Campanha eleitoral Renamo

Beira, Tete, Sofala

Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO