segunda-feira, 22 setembro, 2014. 22:16 UTC

Moçambique

Moçambique anuncia plano para reduzir analfabetismo

Financiamento poderá dificultar os planos; autoridades querem reudzir para 30% até 2015 a percentagem de analfabetos.

x
Simião Pongoane
O governo de Moçambique quer reduzir a taxa de analfabetismo no país para 30% até 2015 mas há dúvidas sobre como é que isso poderá ser alcançado.


Para materializar o plano de instrução primária de adultos, o sector da Educação de Moçambique definiu um projecto de contratação de docentes e de aquisição de material escolar para diversos níveis de ensino, nomeadamente a compra de livros escolares bilingue para o segundo e terceiro ciclos.

Mas a falta de recursos financeiros poderá afectar todos os planos. Essas dificuldades ficaram exemplificadas por uma ameaça de greve de professores na província de Gaza porque não lhes eram pagas as horas extraordinárias..

No próximo ano, o Ministério da Educação de Moçambique prevê contratar 19.300 professores para formarem perto de 600 mil pessoas, particularmente mulheres adultas, segundo indica o Plano Económico e Social (PES) deste ano.

No documento anunciado a sua intensão, as autoridades de Educação moçambicanas reconhecem os desafios do país na cobertura do acesso a uma educação básica de qualidade a crianças de sete anos, um dos Desafios do Milénio traçados pela ONU, pelo que o Governo definiu um conjunto de acções visando alcançar as metas est
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Galeria de fotos Dos cartazes aos comícios, a campanha de norte a sul

Moçambique vai a votos dia 15 de Outubro


Galeria de fotos Campanha Eleitoral Moçambique - Partidos percorrem país

MDM, FRELIMO e RENAMO na corrida aos votos


Galeria de fotos Campanha eleitoral em Moçambique

Veja as imagens da campanha eleitoral da RENAMO, FRELIMO e MDM . Os moçambicanos vão votar no dia 15 de Outubro para escolher o presidente e membros do parlamento.

Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO