terça-feira, 28 julho, 2015. 05:46 UTC

Notícias / Moçambique

Alerta vermelho para as regiões centro e sul de Moçambique, devido a cheias

O alerta vermelho surge devido a iminência de cheias nas bacias de Incomáti, Limpopo, Save, Púnguè e Zambeze

William Mapote
O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) activou nesta terça-feira o alerta vermelha para as regiões centro e sul do país, devido a ameaças de cheias nas zonas centro e sul do país.

O alerta vermelho surge devido a iminência de cheias nas bacias de Incomáti, Limpopo, Save, Púnguè e Zambeze, em resultado da subida dos níveis hidrométricos que poderão transboradar a qualquer momento.


“Apesar de ter havido um abrandamento das chuvas, vamos continuar com cheias nas províncias de Gaza e Inhambane e um pouco mais para o centro do país. Analisadas as condições de todas as bacias, conclui-se que deveríamos activar o alerta vermelho, não só para a situação Chókwè, mas em todas as bacias do centro e sul do país”, explicou Rita Almeida, porta-voz da comissão técnica de gestão de calamidades.

Desde o início desta tarde estão a ser mobilizados meios para a região de Chókwè, onde se prevê a evacuação de cerca de 55 mil pessoas nos próximos dias.

"Já mobilizamos 10 barcos para a região de Chókwè para o transporte das famílias que deverão ser retiradas dos locais onde vivem, incluindo casos em que teremos que proceder a evacuação compulsiva, "acrescentou.

O INGC considera que a situação ainda está dentro do previsto, contudo lançou apelo á solidariedade interna para mitigar o impacto social dos afectados.

Quarenta mortos, cinco mil casas destruídas, 75 salas de aulas e 25.557 afectados famílias afectadas, das quais, 911 abrigadas em centros de acomodação provisória é o balanço actual de mais uma época chuvosa que estando a meio, ameaça poder vir a ser das mais dramáticas na história do país.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 27 Julho 2015i
|| 0:00:00
...  
🔇
X
27.07.2015 17:46
Vídeo

Vídeo Marvel Comics lança um novo Homem-Aranha: Miles Morales

Seja em quadradinhos ou na tela do cinema, fãs estão acostumados a ver Peter Parker por trás do Homem-Aranha. Mas isto está a mudar. A Marvel Comics lançou Miles Morales para substituir Peter Parker em uma nova série de quadradinhos. Ele é metade latino e metado afro-americano e já é bem popular.
Vídeo

Vídeo Procuradoras mulheres da Somália para fazer a diferença

Numa nação marcada por um longo conflito, corrupção e impunidade, o governo da Somália espera reconstruir o sistema de justiça do país e pela primeira vez trouxe seis procuradoras mulheres ao processo
Vídeo

Vídeo Jornalista cego da Somália

Apesar da melhoria de segurança, nos últimos anos, Somália continua um dos países mais perigosos para ser jornalista, pior para que não tem a capacidade de ver. Abdifatah Hassan Kalgacal têm reportado na última década a partir da capital daquele país. É cego
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Julho 2015

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Obama: visita inédita a Kogelo

O Presidente americano, Barack Obama, vai visitar a terra do seu pai, pela primeira vez desde que é Presidente. Em Kogelo, no Quénia, Mohammed Yusuf foi saber quais as vantagens dos seus residentes por terem uma ligação com o Presidente Obama
Mais Vídeos