sexta-feira, 06 março, 2015. 05:57 UTC

Moçambique

Prevista a inundação do Xai-Xai a partir de sábado

nos distritos de Chókwè e Gujá, as autoridades continuam a reportar existência de várias famílias cercadas pelas inundações

Moçambique: Xai-Xai sob ameaça de inundações
Moçambique: Xai-Xai sob ameaça de inundações
William Mapote
A cidade do Xai-Xai estará parcialmente inundada a partir deste sábado, em resultado do transbordo das águas do rio Limpopo, voltando a reeditar a situação precisamente há 13 anos.

Dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades indicam que o perigo está iminente e desdobram-se em apelos para uma evacuação imediata, principalmente das comunidades residentes nas zonas ribeirinhas.


Enquanto que no Xai-xai ainda são ameaças, não longe dalí, nos distritos de Chókwè e Gujá, as autoridades de gestão de calamidades continuam a reportar existência de várias famílias cercadas pelas inundações.

Segundo o INGC até a meio desta tarde em Moçambique, várias pessoas podiam ser vistas nos telhados das casas e em cima das árvores a espera de serem resgatadas.

Com a época chuvosa ainda a meio, as autoridades já comparam as cheias deste ano com as do ano 2000, as piores de que há memória.

45 mortos e mais de 60 mil afectados, metade dos quais em centros de acolhimento provisório é o balanço preliminar que se faz até ao momento.

Devido ao actual das cheias o Presidente da República, Armando Guebuza, cancelou a sua ida a Addis Ababa, capital etíope, onde neste final de semana deveria participar na 20ª Cimeira dos Chefes de Estado da União Africana.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: joel mahumane de: witbank
26.01.2013 17:04
essas aguas que provocam as inundacoes no rio limpompo sera que sao provocadas pela chuva ou sao encaminhadas dum outro canal do continente ?


Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 5 de Março 2015i
X
05.03.2015 22:18
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos