quinta-feira, 05 março, 2015. 20:14 UTC

Moçambique

A CTA propõe avaliar a economia de Moçambique

A CTA representa mais de 60 associação económicas de todos os ramos em Moçambique

Economia
Economia
Simião Pongoane
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, está a produzir termos de referência de uma fórmula para avaliação do desempenho de Moçambique na área económica.


A CTA representa mais de 60 associação económicas de todos os ramos em Moçambique, desde Agricultura até Turismo.

Segundo o Presidente da CTA, Rogério Manuel, várias instituições internacionais têm estado a avaliar Moçambique usando critérios desconhecidos pelos moçambicanos e apresentando diversos resultados negativos ou positivos sobre o desempenho do País.

No ano passado o Fórum Económico Mundial apresentou uma classificação negativa sobre a competitividade.

Uma agência norte-americana publicou recentemente resultados negativos de uma pesquisa sobre a liberdade económica em Moçambique.

Rogério Manuel considera que há muito exagero na classificação do País por agências internacionais.

Nós estamos a trabalhar com o governo no sentido de termos uma fórmula nossa, moçambicana, de avaliação. Queremos auto-avaliarmos para vermos se estamos a avançar ou a recuar.

O Presidente da CTA acredita que o processo de auto-avaliação vai ser transparente porque “este é um País democrático. Sabe que tem havido debates quentes que há 25 anos não tínhamos e por isso acredito que vamos nos criticar e teremos uma fórmula moçambicana transparente. Veja que hoje cada agência internacional faz a sua avaliação. Um dia tem o Doing Business que fala de uma forma negativa e o FMI (Fundo Monetário Internacional) que fala de forma positiva sobre o desempenho do País ou mesmo do governo”.

Com a recente descoberta de grandes quantidades de carvão e gás natural, Moçambique está sendo procurado por muitos investidores estrangeiros cada um à sua maneira. Rogério Manuel considera que na corrida para Moçambique tudo pode acontecer para promover ou manchar a imagem do País.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas, 4 de Março de 2015i
X
04.03.2015 18:08
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos