Links de Acesso

A CTA propõe avaliar a economia de Moçambique


Economia
Economia

A CTA representa mais de 60 associação económicas de todos os ramos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, está a produzir termos de referência de uma fórmula para avaliação do desempenho de Moçambique na área económica.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:33 0:00
Faça o Download

A CTA representa mais de 60 associação económicas de todos os ramos em Moçambique, desde Agricultura até Turismo.

Segundo o Presidente da CTA, Rogério Manuel, várias instituições internacionais têm estado a avaliar Moçambique usando critérios desconhecidos pelos moçambicanos e apresentando diversos resultados negativos ou positivos sobre o desempenho do País.

No ano passado o Fórum Económico Mundial apresentou uma classificação negativa sobre a competitividade.

Uma agência norte-americana publicou recentemente resultados negativos de uma pesquisa sobre a liberdade económica em Moçambique.

Rogério Manuel considera que há muito exagero na classificação do País por agências internacionais.

Nós estamos a trabalhar com o governo no sentido de termos uma fórmula nossa, moçambicana, de avaliação. Queremos auto-avaliarmos para vermos se estamos a avançar ou a recuar.

O Presidente da CTA acredita que o processo de auto-avaliação vai ser transparente porque “este é um País democrático. Sabe que tem havido debates quentes que há 25 anos não tínhamos e por isso acredito que vamos nos criticar e teremos uma fórmula moçambicana transparente. Veja que hoje cada agência internacional faz a sua avaliação. Um dia tem o Doing Business que fala de uma forma negativa e o FMI (Fundo Monetário Internacional) que fala de forma positiva sobre o desempenho do País ou mesmo do governo”.

Com a recente descoberta de grandes quantidades de carvão e gás natural, Moçambique está sendo procurado por muitos investidores estrangeiros cada um à sua maneira. Rogério Manuel considera que na corrida para Moçambique tudo pode acontecer para promover ou manchar a imagem do País.
XS
SM
MD
LG