segunda-feira, 27 abril, 2015. 01:47 UTC

Moçambique

Moçambique: Agudiza-se diferendo entre médicos e governo

Os médicos estão a considerar promover manifestações de rua como mais uma etapa para publicitar as suas reivindicações.

Médicos moçambicanos em greve reunem-se em Maputo
Médicos moçambicanos em greve reunem-se em Maputo
William Mapote
Em Moçambique, continua longe o fim do diferendo entre o governo e a associação dos médicos que desde segunda-feira, paralisam parcialmente o seu trabalho nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Depois de algumas rondas negociais que continuam sem acordos, os médicos estão já a considerar promover manifestações de rua como mais uma etapa para publicitar as suas reivindicações.


Nesta quinta-feira, em mais um dia de greve, os médicos estiveram concentrados num dos jardins da capital moçambicana, onde chegaram se depararam com a presença de algum aparato policial.

Na ocasião, os médicos voltaram a denunciar ameaças por parte do governo e pediram o apoio da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, liderada por Alice Mabota, para assegurar a assistência jurídica que for necessária.

Enquanto o diferendo prevalece, a sociedade continua apreensiva e analistas nacionais apelam a serenidade e bom senso governamental.

Neste momento as negociações continuam suspensas e os médicos dizem que esperam pela resposta aos três pontos apresentados ontem, como condição para o reatamento do diálogo.

De recordar que através de uma carta dirigida ao governo, a Associação Médica exigiu a presença de um mediador, no caso, a Central Sindical da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos, de representantes do Ministério das Finanças e o fim das intimidações, como condição para o regresso a negociações.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos