sábado, 30 maio, 2015. 16:22 UTC

Moçambique

RENAMO não confirma nem desmente detenção de agentes da "secreta"

Jornal "O País" cita fontes do maior partido político da oposição para noticiar que detidos foram implicados em "tentativa de assassinato" de Afonso Dhlakama

William Mapote
Guerrilheiros das forças do líder da Renamo, detiveram nos últimos dias na Serra de Gorongosa, dois supostos elementos dos Serviços de Investigação e Segurança do Estado (SISE), enviados para aquela região, alegadamente para assassinar Afonso Dhlakama.

Esta informaçao é avançada pelo diário privado O País que cita fontes do maior partido político de oposição, no entanto, não reveladas.

Segundo o matutino O País, os dois detidos são Jonas Gerente e Eduardo Caetano, que teria supostamente sidos enviados pela PRM, a polícia nacional, para espionar Dhlakama, actualmente a residir na sua antiga base central, para posteriormente assassiná-lo.


De acordo com a fonte, um dos detidos teria confessado o envenenamento da principal fonte de água consumida pelos guerrilheiros e a população de Gorongosa, com recurso a um tipo de pesticidas usados para eliminar parasitas nas plantaçoes de algodao.

Em contacto telefónico com a Reportagem da Voz da América em Maputo, Fernando Mazanga, porta-voz nacional do partido de Afonso Dhlakama, não confirmou, nem desmentiu as alegadas detenções.

Mazanga confirmou apenas o envenamento da principal fonte de água da região onde se localiza a base de Gorongosa, facto que segundo disse, foi descoberto no dia 18 de Dezembro passado, tendo vitimado um mulher, que teria usado daquela água para lavar uma manga que viria a consumir a seguir.

Na sequencia, a mulher viria a cair inerte, apresentando todos os sinais de consumo de água envenenada.

Verdade ou não facto é que desde que o líder da Renamo se refugiou em Gorongosa, várias são informações postas a circular dando conta de movimentações secretas para controlar e, eventualmente, neutralizar as manifestações ou insubordinação há muito anunciadas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cãoi
X
30.05.2015 07:11
Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cão

Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Sakala: "Huambo é caso para tribunal internacional; Cabinda devia ser região autónoma"

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, principal partido da oposição em Angola, fala do caso Kalupeteka (dezenas de pessoas morreram de forma misteriosa), considerando-o o ponto mais alto das violações dos direitos humanos. Cabinda por seu lado devia ser autónoma como a Madeira. Entrevista a 22 de Maio
Vídeo

Vídeo Protestos em Bujumbura

O ambiente em Bujumbura continua sob muita tensao. Hoje foi dia de protestos na capital do Burundi
Mais Vídeos