Links de Acesso

RENAMO não confirma nem desmente detenção de agentes da "secreta"


Jornal "O País" cita fontes do maior partido político da oposição para noticiar que detidos foram implicados em "tentativa de assassinato" de Afonso Dhlakama

Guerrilheiros das forças do líder da Renamo, detiveram nos últimos dias na Serra de Gorongosa, dois supostos elementos dos Serviços de Investigação e Segurança do Estado (SISE), enviados para aquela região, alegadamente para assassinar Afonso Dhlakama.

Esta informaçao é avançada pelo diário privado O País que cita fontes do maior partido político de oposição, no entanto, não reveladas.

Segundo o matutino O País, os dois detidos são Jonas Gerente e Eduardo Caetano, que teria supostamente sidos enviados pela PRM, a polícia nacional, para espionar Dhlakama, actualmente a residir na sua antiga base central, para posteriormente assassiná-lo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:51 0:00
Faça o Download

De acordo com a fonte, um dos detidos teria confessado o envenenamento da principal fonte de água consumida pelos guerrilheiros e a população de Gorongosa, com recurso a um tipo de pesticidas usados para eliminar parasitas nas plantaçoes de algodao.

Em contacto telefónico com a Reportagem da Voz da América em Maputo, Fernando Mazanga, porta-voz nacional do partido de Afonso Dhlakama, não confirmou, nem desmentiu as alegadas detenções.

Mazanga confirmou apenas o envenamento da principal fonte de água da região onde se localiza a base de Gorongosa, facto que segundo disse, foi descoberto no dia 18 de Dezembro passado, tendo vitimado um mulher, que teria usado daquela água para lavar uma manga que viria a consumir a seguir.

Na sequencia, a mulher viria a cair inerte, apresentando todos os sinais de consumo de água envenenada.

Verdade ou não facto é que desde que o líder da Renamo se refugiou em Gorongosa, várias são informações postas a circular dando conta de movimentações secretas para controlar e, eventualmente, neutralizar as manifestações ou insubordinação há muito anunciadas.
XS
SM
MD
LG