quinta-feira, 03 setembro, 2015. 10:51 UTC

Notícias / Moçambique

RENAMO não confirma nem desmente detenção de agentes da "secreta"

Jornal "O País" cita fontes do maior partido político da oposição para noticiar que detidos foram implicados em "tentativa de assassinato" de Afonso Dhlakama

William Mapote
Guerrilheiros das forças do líder da Renamo, detiveram nos últimos dias na Serra de Gorongosa, dois supostos elementos dos Serviços de Investigação e Segurança do Estado (SISE), enviados para aquela região, alegadamente para assassinar Afonso Dhlakama.

Esta informaçao é avançada pelo diário privado O País que cita fontes do maior partido político de oposição, no entanto, não reveladas.

Segundo o matutino O País, os dois detidos são Jonas Gerente e Eduardo Caetano, que teria supostamente sidos enviados pela PRM, a polícia nacional, para espionar Dhlakama, actualmente a residir na sua antiga base central, para posteriormente assassiná-lo.


De acordo com a fonte, um dos detidos teria confessado o envenenamento da principal fonte de água consumida pelos guerrilheiros e a população de Gorongosa, com recurso a um tipo de pesticidas usados para eliminar parasitas nas plantaçoes de algodao.

Em contacto telefónico com a Reportagem da Voz da América em Maputo, Fernando Mazanga, porta-voz nacional do partido de Afonso Dhlakama, não confirmou, nem desmentiu as alegadas detenções.

Mazanga confirmou apenas o envenamento da principal fonte de água da região onde se localiza a base de Gorongosa, facto que segundo disse, foi descoberto no dia 18 de Dezembro passado, tendo vitimado um mulher, que teria usado daquela água para lavar uma manga que viria a consumir a seguir.

Na sequencia, a mulher viria a cair inerte, apresentando todos os sinais de consumo de água envenenada.

Verdade ou não facto é que desde que o líder da Renamo se refugiou em Gorongosa, várias são informações postas a circular dando conta de movimentações secretas para controlar e, eventualmente, neutralizar as manifestações ou insubordinação há muito anunciadas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 2 Setembro 2015i
X
02.09.2015 17:56
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Mais Vídeos