quinta-feira, 23 outubro, 2014. 21:15 UTC

Moçambique

Governo moçambicano cria comissão de diálogo com a Renamo

A nova comissão vai substituir grupo criado há pouco mais de uma semana, mas que tinha sido rejeitado pela Renamo, alegando que era composto por figuras irrelevantes

Líder da RENAMO, Afonso Dhlakama Gorongosa no centro de Moçambique
Líder da RENAMO, Afonso Dhlakama Gorongosa no centro de Moçambique

Multimédia

Áudio
William Mapote
O Conselho de Ministros acaba de criar uma comissão governamental de diálogo para conversações com a Renamo, o maior partido político na oposição na sequência das queixas que vem apresentando sobre os acordos de paz assinados em 1992.

A comissão é chefiada pelo ministro da Agricultura, José Pacheco, e integra dois vice-ministros, nomeadamente, da Função Pública e das Pescas, respectivamente, Abdurremane Lino de Almeida e Gabriel Muthisse.


A criação desta comissão foi decidida na tarde desta quinta-feira, numa sessão extraordinária do Conselho de Ministros, que tinha neste, o único ponto de agenda.

A nova comissão vem substituir um outro grupo que fora criado há pouco mais de uma semana, mas que tinha sido rejeitada pela Renamo, alegando que era composta por figuras irrelevantes.

O grupo ora criado deverá iniciar em data ainda não anunciada, contactos com a representação da Renamo, composta por Manuel Bissopo, Eduardo Namburete, Meque Brás e Abdul Magid Ibraimo, três figuras de proa no partido de Afonso Dhlakama.

O líder da Renamo exige que as conversações com o governo da Frelimo tenham lugar na Serra da Gorongosa, onde está refugiado há cerca de um mês, mas apesar de ter criado um grupo de contacto, o executivo de Maputo defende que qualquer negociação deverá ter lugar na capital do país.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: gilberto de: Nampula
27.11.2012 14:54
quanto a mim as negociacoes entre dois partidos e de legitima interesse de parte da Renamo, uma vez que alguns pontos mencionados para se discutir, espelham algo que nao esta andar na confirmidade...creio que depois da conversacoes que haja muitos sucessos para o bem estar do povo mocambicano.

Galeria de fotos Em Moçambique ganha a abstenção - Veja os resultados por província

Os dados fornecidos pelo CIP revelam que dos perto de 11 mil eleitores, apenas quatro mil votaram em Moçambique


Galeria de fotos Moçambique – Eleições 2014 Dhlakama, Nyusi e Simango

Resultados provisórios Dhlakama e Nyusi votaram em Maputo. Daviz Simango votou na Beira


Galeria de fotos Galeria de fotos do ouvinte Eleições Moçambique

Fotos enviadas pelos ouvintes da VOA que nos acompanham pelo WhatsApp +1 908 652 4584



Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO