terça-feira, 01 setembro, 2015. 10:05 UTC

Notícias / Moçambique

Tomás Salomão: Conflito congolês exige concertação permanente

Harmonizar de posições que possam encaixar-se na diplomacia da União Africana e das Nações Unidas

Marginal de Maputo
Marginal de Maputo

Artigos relacionados

Simião Pongoane
Três Chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, estão reunidos em Maputo para analisar os últimos desenvolvimentos do conflito armado em curso na República Democrática do Congo.

A cimeira extraordinária da SADC foi convocada pelo Presidente em exercício da organização regional e Chefe de Estado de Moçambique, Armando Guebuza.


A maior parte dos líderes da região é representada pelos seus ministros, mas Moçambique, Tanzania e Congo Democrático estão representados pelos respectivos Chefes de Estado e de Governo.

A cimeira de Maputo visa harmonizar as posições dos líderes da região sobre a intervenção da organização no conflito movido pelo M23 contra o governo do jovem Presidente Joseph Kabila.

O Secretário Executivo da SADC, Tomás Salomão, disse que o processo do conflito congolês é muito dinâmico e exige concertação permanente.

“Esta manhã houve uma reunião ministerial de troca de informações. O seu conteúdo é útil para os Chefes de Estado e de Governo”- disse Tomás Salomão.

O economista moçambicano ao serviço da diplomacia da organização da África Austral considera que o carácter de emergência da reunião de Maputo tem a ver com a dinâmica do processo sobre o Congo Democrático.

Tomás Salomão disse que “os Chefes de Estado estiveram juntos recentemente na Etiópia e na sequência disso foi recomendada a realização de uma série de consultas, sendo que o encontro de Maputo faz parte do processo…portanto, este é um processo muito dinâmico que exige decisões a todo o momento, em que algumas delas implicam a colocação de forças militares no terreno, facto que exige que os países concertem ideias porque se trata de vidas humanas”.

Técnicos envolvidos na cimeira de Maputo dizem que os Chefes de Estado e de Governo estão a discutir a harmonização de posições que possam encaixar-se na diplomacia da União Africana e das Nações Unidas, também interessadas na pacificação do Congo Democrático, considerado o país mais extenso do continente africano.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdadei
|| 0:00:00
...  
🔇
X
01.09.2015 07:15
Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Pontão na ilha do Sal

Vídeo gentimente cedido por José Manuel da Cruz, retratando a força das ondas por consequência da passagem do furacão Fred
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Ilha do Sal

Vídeo gentilmente cedido por Carlos Chaves, no Sal, que sofre com a passagem do furacão Fred pela ilha
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha 30: Kobe Bryant presenteia Taylor Swift, Jennifer Lawrence é a actriz melhor paga de Hollywood

Kobe Bryant surpreendeu a cantora Taylor Swift em pleno concerto * o filme de Dr Dre e Ice Cube continua a fazer sucesso! * e esta semana temos um novo e excitante trailer No Escape
Vídeo

Vídeo Manchetes Mundo 28 Agosto 2015

As imagens noticiosas do mundo
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Agosto 2015

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Mundo 27 Agosto 2015

O mundo noticioso em imagens
Mais Vídeos