Links de Acesso

Mandela Washington Fellowship: “Não se deixem intimidar, aproveitem a próxima oportunidade”


Yali Fellows - Jovens líderes dos países africanos de expressão portuguesa que participaram no programa Yali 2014 nos EUA.
Yali Fellows - Jovens líderes dos países africanos de expressão portuguesa que participaram no programa Yali 2014 nos EUA.

Diz Tatiana Pereira, participante do Mandela Washington Fellowship e embaixadora do programa em Moçambique, que abraça a responsabilidade de incentivar os próximos candidatos

Os novos embaixadores do Mandela Washington Fellowship têm promovido o programa criado pelo Presidente Obama no regresso aos seus países.

Em Maputo, Moçambique, os participantes do programa deram uma conferência esta manhã, 12 de Agosto, para falar de uma experiência de aprendizagem que consideram “fantástica”.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:13 0:00
Faça o Download

Entre Julho e Agosto 500 jovens líderes africanos estiveram nos Estados Unidos para participar no programa Yali, agora chamado Mandela Washington Fellowship.

Depois de um mês e meio nas melhores instituições de ensino americanas, estão de regresso a casa, onde incentivam outros jovens como eles a não terem receio de se candidatar.

Na conferência de imprensa, os embaixadores moçambicanos do programa Mandela Washington Fellowship partilharam a experiência e prometem continuar a advogar por uma maior participação de candidatos moçambicanos.

Tatiana Pereira, co-fundadora da IdeiaLab, contou à Voz da América que o objectivo é que a próxima edição, em 2016, tenha mais do que as 190 candidaturas que foram consideradas em 2014, das quais 6 foram aprovadas.

Os embaixadores querem ver Moçambique representada em maior número na próxima edição do programa: "Queremos dizer a todos que não se deixem intimidar, que tentem e aproveitem a próxima oportunidade", disse Tatiana.

A empreendedora, que ajuda outros a começar negócios, revela também que nos últimos 9 meses a sua empresa teve impacto directo em pelo menos 800 pessoas.

Empresas como a IdeiaLab ajudam empreendedores a estruturar projectos de negócios e a implementá-los de forma sustentável, num país com várias necessidades.

A Mandela Washington Fellowship é um programa criado pelo Presidente americano, Barack Obama, dirigido a jovens africanos entre os 25 e os 35 anos e pretende empoderar os jovens nas áreas de gestão pública, negócios e empreendedorismo e liderança.

XS
SM
MD
LG