domingo, 20 abril, 2014. 06:00 UTC

Notícias / África

Tropas do Burkina Fasso chegam ao Mali

A missão militar da União Africana no Mali começa a tomar forma com a chegada de 150 soldados do Burkina Fasso.

Tamanho das letras - +
Redacção VOA
Tropas do Burkina Fasso acabam de chegar ao Mali no âmbito da missão militar africana que tem por objectivo confrontar os militantes islamita ligados à al-Kaida que ocuparam vastas extensões do norte do país.

A missão militar da União Africana no Mali começa a tomar forma com a chegada à cidade de Markala no centro do país de 150 soldados do Burkina Fasso.


Aquelas tropas integram uma força das Nações Unidas e da União Africana enviada para o Mali para apoiar as forças malianas na sua luta contra os militantes que controlam a zona norte do Mali na sequência de um golpe de estado em Março passado.

A missão deverá contar com um total de 5 mil soldados africanos, mas tal como o responsável pelo sector da segurança da União Africana El-Gassim Wane disse à VOA o envio de todas essas tropas vai demorar algum tempo: “ Posso dizer-vos que o objectivo é fazê-lo o mais depressa possível. É difícil de dizer quantos dias serão necessários, mas posso assegurar-vos que estamos a trabalhar 24 horas por dias juntamente com a CEDEAO e com os países interessados para fazer andar o processo o mais rapidamente possível.”

Entretanto a União Africana vai realizar uma conferência de doadores na capital etíope na próxima semana para angariar fundos para a missão militar no Mali.
Wane disse contudo que a angariação de fundos está a decorrer paralelamente com o envio de militares para o terreno.

A força militar inclui essencialmente os países da CEDEAO, mas outros tais como o Chade e o Burundi também se ofereceram para participar.

Enquanto isso, forças francesas têm estado a efectuar bombardeamentos das posições dos rebeldes e enviou também forças terrestres para o país para apoiar o exército maliano.

A secretária de estado americana Hillary Clinton disse entretanto esta semana que a instabilidade no Mali criou um santuário alargado para os terroristas e considerou os esforços para libertar o norte do Mali como uma tarefa gigantesca.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos