terça-feira, 31 março, 2015. 16:35 UTC

Notícias / África

Tropas do Burkina Fasso chegam ao Mali

A missão militar da União Africana no Mali começa a tomar forma com a chegada de 150 soldados do Burkina Fasso.

Redacção VOA
Tropas do Burkina Fasso acabam de chegar ao Mali no âmbito da missão militar africana que tem por objectivo confrontar os militantes islamita ligados à al-Kaida que ocuparam vastas extensões do norte do país.

A missão militar da União Africana no Mali começa a tomar forma com a chegada à cidade de Markala no centro do país de 150 soldados do Burkina Fasso.


Aquelas tropas integram uma força das Nações Unidas e da União Africana enviada para o Mali para apoiar as forças malianas na sua luta contra os militantes que controlam a zona norte do Mali na sequência de um golpe de estado em Março passado.

A missão deverá contar com um total de 5 mil soldados africanos, mas tal como o responsável pelo sector da segurança da União Africana El-Gassim Wane disse à VOA o envio de todas essas tropas vai demorar algum tempo: “ Posso dizer-vos que o objectivo é fazê-lo o mais depressa possível. É difícil de dizer quantos dias serão necessários, mas posso assegurar-vos que estamos a trabalhar 24 horas por dias juntamente com a CEDEAO e com os países interessados para fazer andar o processo o mais rapidamente possível.”

Entretanto a União Africana vai realizar uma conferência de doadores na capital etíope na próxima semana para angariar fundos para a missão militar no Mali.
Wane disse contudo que a angariação de fundos está a decorrer paralelamente com o envio de militares para o terreno.

A força militar inclui essencialmente os países da CEDEAO, mas outros tais como o Chade e o Burundi também se ofereceram para participar.

Enquanto isso, forças francesas têm estado a efectuar bombardeamentos das posições dos rebeldes e enviou também forças terrestres para o país para apoiar o exército maliano.

A secretária de estado americana Hillary Clinton disse entretanto esta semana que a instabilidade no Mali criou um santuário alargado para os terroristas e considerou os esforços para libertar o norte do Mali como uma tarefa gigantesca.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas, 31 de Março de 2015i
X
31.03.2015 16:26
Vídeo

Vídeo Resgate de Leões Marinhos na Califórnia

Desde o início do ano, um grande número de filhotes de leões marinhos são encontrados nas praias do sul e do centro da Califórnia. Os animais normalmente estão famintos e atolados na areia. Enquanto cientistas investigam o fenómeno, pessoas ao longo da costa trabalham para salvar os filhotes.
Vídeo

Vídeo Taverna medieval revive lutas entre cavaleiros

As artes marciais europeias não são muito praticadas ou conhecidas pela maioria das pessoas, mas uma taverna em Washington quer mudar essa situação. Combinando artes visuais, marciais e culinárias, a taverna traz a história medieval de volta à vida.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Vin Diesel, Kerry Washington e Elton John no boicote sem boicote!

O episódio 8 da #PassadeiraVermelha da Voz da América está cada vez mais "quente"! Sabe quem é Darius Rucker? Vai querer ouvir a música dele e nós temos! O top 3 da música americana tem Bruno Mars que não tira o pé por nada, Ed Sheeran também firme e forte e uma nova entrada... é Darius!
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Fevereiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Eleições na Nigéria - a 28 de Março 2015 decide-se!

A população da Nigéria vota nas eleições pesidenciais e parlamentares mais disputadas desde 1999. GoodLuck Johnatan enfrenta 13 candidatos na sua tentativa de reeleição. Seu principal adversário é Muhammadu Buhari, do Congresso de Todos Progressistas.
Mais Vídeos