sexta-feira, 24 outubro, 2014. 16:07 UTC

Notícias / África

União Africana ao lado do novo primeiro-ministro do Mali

O Conselho para a Paz e Segurança da União Africana reuniu-se em Adis Abeba para discutir a perturbação vigente no Mali.

Novo primeiro-ministro do Mali, Diango Cissoko, e o presidente interino maliano, Dioncounda Traore.
Novo primeiro-ministro do Mali, Diango Cissoko, e o presidente interino maliano, Dioncounda Traore.
A União Africana condenou a intervenção militar no Mali mas apoiará um novo primeiro-ministro interino a quem pedirá para continuar os esforços para recuperar as regiões ocupadas do norte do país.

O Conselho para a Paz e Segurança da União Africana reuniu-se em Adis Abeba para discutir a perturbação vigente no Mali.

O director do Conselho para a Paz e Segurança, El Ghassim Wane, disse que a União Africana vai trabalhar com o novo primeiro-ministro interino maliano, Diango Cissoko:

“Assim como condenamos energicamente as condições sob as quais o primeiro-ministro foi obrigado a demitir-se, acreditamos também que devemos apoiar o novo primeiro-ministro e assisti-lo sob a autoridade do presidente interino para garantir uma vigilância absoluta sobre os militares.”

O primeiro-ministro Cheikh Modibo Diarra resignou na terça-feira depois da junta militar que liderou o golpe contra o governo em Março o ter prendido. Houve críticas internacionais sobre as circunstâncias em que Diarra teve de se demitir.

O Conselho para a Paz e Segurança da União Africana pediu depois ao novo primeiro-ministro Cissoko para continuar os esforços em curso da União Africana para estabilizar o Mali:

“Os esforços da União Africana no Mali giram em volta de três elementos chave. Um, decerto, é prosseguir as negociações entre grupos malianos desejosos de negociar dentro de princípios muito claros. O segundo é garantir que haja uma transição inclusiva no Mali. Terceiro elemento é a instalação da missão de apoio internacional liderada por africanos no Mali, AFISMA, para ajudar o Mali a recuperar as regiões ocupadas no norte do país e desmantelar redes terroristas e criminosas naquela parte do país.”

O Mali está numa situação crítica desde Março depois do presidente Amadou Toumani Touré ter sido derrubado por um golpe militar. Grupos militantes islâmicos ganharam então o controlo da parte norte do Mali.

A União Africana e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) apelaram ao Conselho de Segurança da ONU para aprovar uma força africana no Mali de 3300 efectivos para restaurar a estabilidade no Mali.
    
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 23 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
23.10.2014 18:54
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Mais Vídeos