quinta-feira, 02 outubro, 2014. 04:22 UTC

Notícias / Angola

Governo de Malanje acolhe iniciativas da juventude

Para os jovens da região o tecto próprio está aquém das expectativas

Governador Norberto Fernando dos Santos
Governador Norberto Fernando dos Santos
Isaías Soares
Os principais problemas de carácter sócio – económico, político e cultural que afectam a juventude de Malanje poderão ser solucionados a partir de 2013 com a participação deste grupo maioritário da população angolana.

O Conselho Provincial da Juventude (CPJ) reuniu recentemente no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Malanje da Universidade Lueji A’Nkonde perto de mil jovens de vários extractos sociais da região e o governador Norberto Fernandes dos Santos.


O presidente do CPJ, Manuel Carvalho da Costa apresentou num memorando os itens que apoquentam a classe nos domínios da formação académica e profissional.

“No sector da educação, a escassez de escolas para o ensino geral, a insuficiência de estabelecimentos escolares do segundo ciclo do ensino na periferia que respondam a demanda, a inexistência do ensino técnico - profissional na província, a inexistência de uma estratégia local de retenção e atracção de quadros superiores naturais de Malanje formados em diferentes províncias, ou mesmo no exterior do país”, enumerou.

As 92 casas sociais projectadas para o bairro social da juventude em Malanje terão em breve novos inquilinos, os moradores dos prédios Verde anexo ao do Gamek e outro defronte ao laboratório de análises clínicas “Sagrado Coração de Jesus” da Igreja Católica a ser demolidos nos próximos tempo devido ao elevado grau de degradação.

Para os jovens da região o tecto próprio está aquém das expectativas. “Morosidade na cedência e legalização de terrenos para auto – construção dirigida aos jovens, tem por um lado, adiado a concretização do sonho da casa própria e, por outro lado, tem contribuído par a especulação de venda ilegal de terrenos”, justificou, mas acrescentou que “a proliferação de locais de comercialização de bebidas alcoólicas tem vindo contribuir para o consumo excessivo do álcool no seio da juventude”.

Os representantes de associações de carácter político, estudantil, filantrópicos, ambientais, religioso e sócio – humanitário desconhecem os programas do governo local para a juventude, assim como o governo está pouco interessado com as experiências dos jovens para a solução de inúmeros empecilhos.

O governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos que convidou o encontro disse que a resolução de muitos problemas depende da própria juventude.

Reconhecendo a inexistência de sítios de lazer na província acautelou, dizendo que “isto depende muito da vossa capacidade de poderem apresentar os vossos pontos de vista para que o governo, então, possa tratar dessas questões”, deduzindo ainda que “as vezes para o governo a sua prioridade é fazer a estrada ou construir uma casa, mas, talvez, para vocês jovens não seja a vossa prioridade”.

“Por isso, tem de haver esta interacção com vocês, para que aquilo que vocês propõem possa ser transformado em tarefa para o governo poder realizar”, reafirmou.

O governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanaua”, realizou o primeiro contacto com o grupo maioritário da população local, dois meses depois de começar a trabalhar na região
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 1 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
01.10.2014 18:00
O video do mundo em Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Outubro 2014

O video do mundo em Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 30 Setembro 2014

O mundo das noticias africanas em video
Vídeo

Vídeo Hong Kong: palco de manifestações pela democracia

Manifestantes ocupam centro da cidade e recusam-se a dispersar e acusam a polícia de se ter transformado em diabo.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Setembro 2014

O mundo africano de noticias em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 265 Setembro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Libéria suspendeu ritual dos funerais devido ao Ébola

O Ébola matou mais de 1,500 pessoas só na Libéria. Especialistas em saúde pública dizem que as vítimas encontram-se na sua fase mais contagiosa, após a sua morte. As autoridades estão a tentar convencer as pessoas a contratar equipas especializadas para que sejam elas a recolher os corpos dos mortos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Setembro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Setembro 2014

Noticias africanas em video
Vídeo

Vídeo José Carlos Schwarz - Si bu sta dianti na luta

Homenagem do músico guineense, José Carlos Schwarz, aos seus compatriotas que lutaram pela independência da Guiné-Bissau
Mais Vídeos