Links de Acesso

Malanje: Juventude da Casa-CE e JMPLA trocam acusações


Uma rua de Malanje
Uma rua de Malanje

A escola do II Ciclo do Ensino Secundário Nicolau Gomes Spencer de Malanje está a ser palco de uma disputa partidária entre os dirigentes da Juventude Patriótica de Angola (JPA), organização afecta à CASA-CE e da JMPLA, do partido no poder.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:07 0:00
Faça o Download
secretário pronvicial da juventude da CASA (JPA) Nelson Ngolambole
secretário pronvicial da juventude da CASA (JPA) Nelson Ngolambole

O secretário da juventude da Convergência Ampla de Salvação de Angola Nelson António Domingos Ngolambole acusou o primeiro secretário provincial da JMPLA, César Tiago Quitumba, de usar a autoridade para utilizar a instituição para mobilizar apoiantes as acções do partido governante.

Mas o representante da JMPLA acusa a Casa-CE de calúnas e mentiras

Noglambole referiu, em conferência de imprensa, que os actos violam o artigo 73º da Constituição Angolana e são compartilhados pelo director-geral do referido Centro Pré-Universitário, Sozinho Tshisinha.

“Quando o MPLA ou a JMPLA realizam actividades usam métodos coercivos para obrigarem os estudantes a participarem nas referidas actividades partidárias”, acusou.

Noglambole considerou que os dois responsáveis, da juventude e da administração da escola “promovem a violência psicológica e política contínua contra os estudantes” ao ameaçarem os alunos de reprovação caso não participem nas actividades do partido .

“Muitas vezes marcam faltas e seguidamente retiram os estudantes na sala de aula”, acrescentou Nelson Ngolambole JPA.

Primeiro secretario provincial da JMPLA César Tiago Quitumba
Primeiro secretario provincial da JMPLA César Tiago Quitumba

Por seu turno, o dirigente da JMPLA César Tiago Quitumba refutou as alegações do líder da organização juvenil da coligação, justificando que a realidade é bem diferente.

O representante da JMPLA acusou a Casaa-CE de querer “manchar” a imagem do Governo, do partido e do seu líder, José Eduardo dos Santos.

“Não me recordo de um dia ter pedido ao director de escola para uma actividade política naquela escola, mas eles como têm orientações de denegrir aquilo que é o bom funcionamento do Governo e do país pretendem procurado culpados”, precisou.

“O primeiro secretário da JMPLA no Gomes Spencer é apenas um professor de geografia e limita-se a transmitir os seus conhecimentos”, disse Quitumba, confirmando a utilização do referido estabelecimento de ensino apenas para a realização da fase final do concurso “Sábados Académicos” uma promoção nacional da organização que representa em Malanje.

XS
SM
MD
LG